Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional do Livro Infantil

Desde 1967, no dia do nascimento de Hans Christian Andersen, ou perto deste, a 2 de Abril que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (DILI) de modo a inspirar amor pela leitura e chamar atenção para os livros infantis. 
Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e com dados que remontam a 2009, em Portugal a venda de livros infantis tem estado a aumentar. No percentagem geral de vendas de livros, aproximadamente 20% destas são de livros infantis e juvenis. Em 2010, a percentagem foi de 21% o que equivale a um total de 14,6 milhões de livros vendidos. O ano passado esta percentagem subiu para 22% no primeiro trimestre do ano.

Um dos factores apontados para este fenómeno é a pirataria atrás de cópias ilegais, quer em papel quer digitais, de livros técnicos e literários. Segundo a APEL, e com dados obtidos através de um estudo da Associação ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE), em 2011, estas cópias causaram um prejuízo de 60 milhões de euros ao Estado, a editores e autores. 

Todos os anos a International Board on Books for Young People (IBBY), sediada em Basel, Suíça, solicita uma mensagem e uma ilustração a um escritor e ilustrador do país que vai "receber" o DILI, a ilustração serve para fazer o poster que vai anunciar o DILI, a mensagem tenta sensibilizar as pessoas. Dos 70 países que fazem parte da IBBY, este ano a honra coube ao poeta mexicano Francisco Hinojosa e a ilustração à autora Yara Kono.
Da nossa parte queremos a todos desejar um feliz DILI! E deixamos uma pergunta, qual era o vosso livro favorito quando eram crianças?

Conselho de amiga:
Para celebrar este dia a Wook está com descontos até 40% em vários livros infantis e juvenis durante esta semana! A Fnac também está com promoções!
E a não esquecer que a Feira do Livro de Lisboa começa dia 24 deste mês!

Comentários