Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Feira do Livro 2012

A altura da Feira do Livro de Lisboa aproxima-se. Este ano a mesma terá lugar de 24 de Abril a 13 de Maio, sendo o local escolhido o de sempre, o Parque Eduardo VII com vista para o Marquês de Pombal e o Rio Tejo.
Com as coisas cada vez mais complicadas a nível monetário para os portugueses, a Feira do Livro acaba por ser uma boa oportunidade para se tentar desencantar livros a preços mais acessíveis que o normal.
Há no entanto que tomar atenção para que a cabeça não supere os limites da carteira. Algumas das melhores técnicas são as mesmas do que as de ir ao supermercado.
  • Nunca ir se não se estiver já a ler algo; 
    • Livros acabam por ser um pouco como comida, quanto mais fome, mais comida vamos levar que normalmente não nos interessaria tanto;
  • Ter uma lista com os livros que efectivamente se quer comprar;
    • O que vai acabar por ajudar a não ultrapassar o plafon escolhido;
  • Saber junto do stand se o livro vai ter alguma promoção especial num dia específico;
    •  Estes são os chamados "Livro do Dia" e podem ter descontos até 50%;
  • Ir com um amigo;
    •  Se tiverem gostos parecidos até podem acabar por trocar livros quando acabarem de os ler;
  • Ter a certeza que a Biblioteca Municipal mais perto não tem o livro que quer comprar para requisitar;
    • E que não o pode mandar vir de outra biblioteca vizinha;
  • Saber se o livro não foi já editado em Portugal por outra editora; 
    • P.e. A colecção argonauta que vende por 1,5€ o volume (em maior parte dos locais) tem livros que foram mais tarde editados por outras editoras portuguesas que os vendem por vezes 7 ou 8 vezes mais caros.
Estes são alguns dos muitos conselhos que em tempo de crise nos podem dar uma ajuda. Quanto a evitar vir a Lisboa, há uma fantástica solução. Descobrir quando a Feira do Livro vai até ao sítio onde mora! Para uma lista completa das Feiras do Livro em Portugal podem consultar este site onde também são dadas datas de feiras do livro internacionais.
Nós aqui no Encruzilhadas já temos as nossas listas e carteiras preparadas para não cairmos em tentação. Há uns que queremos muito e as estratégias estão definidas. Vai ser uma boa Feira do Livro! Boas compras e leituras ainda melhores!

Comentários

  1. Eu faço sempre uma lista de preços: Preço normal, preço na fnac (com desconto de 10%) e depois o preço feira.

    Este ano acrescentei os preços que encontro em 2ª mão, duvido que na feira encontre mais barato do que está nos sites em 2ª mão. Cada vez compro menos na FDL...No ano passado comprei 3 e ainda só li 1. Este ano tmb devo comprar 2 ou 3, o orçamento não dá para mais.

    ResponderEliminar
  2. Mas que óptima ideia! :D E posso saber onde os arranjas em segunda mão? :p Por curiosidade e porque também é dos que mais leio! :)

    ResponderEliminar
  3. Bibliofeira! Tem lá de tudo...perco-me por lá, podes comprar e também vender e negoceias sempre com o vendedor ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário