Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

O Outro Lado de Gabrielle Zevin

O Outro Lado 
Uma Vida ao Contrário 
de Gabrielle Zevin
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 312
Editor: Editorial Presença
Resumo:
 Liz acorda no camarote de um navio, que partilha com Thandi, uma adolescente da sua idade que lhe é completamente desconhecida. Aliás, como tudo o que a rodeia, à excepção de Owen, o vocalista da sua banda de rock preferida. Ao fim de algum tempo Liz descobre que morreu e se encontra agora em O Outro Lado, um lugar de sublime beleza, muito semelhante à Terra e, no entanto, completamente diferente. Mas Liz tem demasiadas saudades da sua vida na Terra.

Rating: 4,5/5

Comentário:
Há livros que nos marcam e ficam connosco para sempre. Para mim, "O Outro Lado" de Gabrielle Zevin é um desses livros. Devo confessar que o li em inglês um ano ou dois depois do mesmo ter sido lançado e apaixonei-me por ele à medida que as páginas viravam e eu me encontravam cada vez mais ligada a Liz e compreendia cada vez como ela se sentia e como o outro lado funcionava.
Liz estava a andar de bicicleta quando é atropelada e ao ser lançada pelo ar nem tem tempo para se aperceber do grave erro que foi não ter usado o seu capacete. Liz no entanto não se lembra disto quando acorda dentro do Paquete Nilo, acha apenas estranho estar num barco e não sabe como ali chegou. Tudo é estranho menos Owen, o vocalista da sua banda favorita e Liz demora algum tempo a juntar as peças e ainda mais tempo a aceitar o que aconteceu.
O Outro Lado é um livro tocante sobre uma adolescente que partiu cedo demais e tem de "viver" com as consequências das suas escolhas. Porque tal como a Terra, o Outro Lado tem regras e polícia e Liz terá de arranjar uma "ocupação" para se entreter e mais terá de lidar com sentimentos que nunca antes tinha sentido.
Infelizmente este livro acaba por ser complicado de comentar sem revelar parte do enredo e apesar de não tomar uma vertente católica ou judaica, ou de qualquer outra religião, poderá não ser aconselhado a pessoas com convicções religiosas muito fortes.
Este Outro Lado acaba por nos dar uma perspectiva única do que poderá ser a vida após a morte e de como as pessoas que partiram antes de nós, poderão estar a passar o seu tempo. A obra é cativante e fomenta uma imagem única do que estará para além desta vida.
Com um tema sério mas que é tratado com a magia própria dos livros infanto-juvenis "O Outro Lado" é sem dúvida um livro para ler e pensar no que poderemos deixar por fazer se subitamente a nossa estadia neste belo planeta for encurtada.

Comentários

  1. Tmb tenho para ler...um dia pego nele ;)

    ResponderEliminar
  2. Há um erro no livro! Owen Welles não é o nome do vocalista da sua banda favorita. Owen é é o detective do Gabinete de Crimes e Contactos sobrenaturais do Outro Lado. O vocalista da sua banda favorita "Machine" é Custis Jest!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário