Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

O Portão de Ptolomeu de Jonathan Stroud

O Portão de Ptolomeu
A Trilogia Bartimaeus - Livro 3
de Jonathan Stroud

Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 420
Editor: Editorial Presença

Resumo:
Já considerada um clássico de literatura fantástica, a trilogia Bartimaeus fica agora completa para agrado dos leitores que iniciaram a leitura dos primeiros volumes. Repleta de referências históricas e míticas, intercalado com notas de humor e sarcasmo, este derradeiro episódio leva-nos uma vez mais até Londres do século XXI. Agora Nathaniel, com dezassete anos foi promovido a Ministro da Informação e vai unir esforços para derrotar uma rede de conspiração que tem como objectivo um golpe de estado. Bartimaeus, um dos djinnis mais temíveis continua fiel ao jovem mago, e nesta história são finalmente revelados alguns segredos sobre o seu passado que irão deixar o leitor verdadeiramente fascinado.

Rating: 4/5

Comentário: 
Nathaniel tem dezassete anos, cinco anos passaram desde conhecemos o jovem mago pela primeira vez e podemos ver o quanto ele mudou. Agora numa posição de relativo poder, apesar de continuar sobe ameaça, Nathaniel está nas suas "sete quintas" mas perto de se tornar tão cruel como o mago que enfrentou no primeiro livro.
Uma coisa que gosto particularmente nos livros de Jonathan Stroud é o desenvolvimento que este dá às personagens. Não só vemos Nathaniel crescer como pessoa como vemos a maneira como a sua relação com Bartimaeus se desenvolve. De "Mestre e Lacaio", a uma amizade que apesar de não ser das mais comuns está lá. Por muito duro e frio que Nathaniel tente ser Bartiameus é o seu ponto fraco, além de ser o seu único seu amigo, é quem esteve com ele desde o inicio.
Pessoalmente considero esta uma das sagas mais menosprezadas de todos os tempos, não é um livro conhecido mas que sem dúvida o deveria ser! A história tem todos os elementos necessários para nos cativar do inicio ao fim e Bartimaeus oferece o elemento de comédia constante com um humor bastante refinado.
O Portão de Ptolomeu encerra a trilogia Bartimaeus mas acalmem-se os fãs porque o autor já lançou um quarto volume e não nega a possibilidade de quinto para a saga! Para os fãs mais curiosos fica a informação que quarto volume desta série saiu em 2010 em inglês e chama-se "O Anel do Rei Salomão" e conta as desventuras de Bartimaeus quando trabalhou para o Rei, algo que ele faz questão de nos lembrar repetidamente quando é obrigado a fazer tarefas que considera menores.
É sem dúvida uma história que merece ser lida como complemento à trilogia mas que pode ser lida perfeitamente sem conhecimento prévio da mesma.
Esta é uma saga que saí sem dúvida como selo de recomendação do Encruzilhadas!
 
  • Não se esqueçam de ler os comentários ao primeiro e segundo volume desta trilogia.

Comentários