Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

A política do "tem de acabar primeiro"

Tenho uma grande amiga que tem uma política muito gira em relação a sagas literárias, ela só as lê quando o último livro sair. Ela chama-lhe a política do "tem de acabar primeiro" e ainda tem o descaramento de ir ler o fim primeiro.
Isto são coisas que dão comigo em doida! Não só me irrita piamente que ela leia o fim primeiro, como ainda me entristece que ela perca toda a aventura e desespero de esperar pelo segundo ou terceiro volume daquela saga que nos rouba horas de sono.
Um dia, quando estávamos a tomar café, decidi encostá-la ao balcão e perguntar-lhe o porquê desta política tão grosseira. Com um sorriso triste e de chávena de café na mão respondeu-me que o problema não era dos escritores, era dela e eu tive de piscar os olhos admirada.
Por este pacotes de açúcar e adoçante lá me confessou que o seu grande problema era o apego que ganhava às personagens. Para ela morrer alguém num livro que ela gostasse era como se lhe matassem um familiar. Algo sério e sentido, segundo ela perde imenso tempo a pensar e repensar a situação, chega a ser um desespero.
A internet tornou-se assim a sua melhor amiga, quando descobre um livro que acha interessante senta-se ao computador e pesquisa se a saga já terminou e se sim, as linhas gerais da mesma. Assim sendo, sabe quais personagens não se apegar e pode ler a saga descansada que o seu coração não será importunado.
Além do mais, confessa-me ela também, torna-se muito mais fácil seguir o rumo da história porque se a tem toda fresquinha na cabeça. Ainda a torcer o nariz perguntei-lhe se ela fazia o mesmo com os filmes e as séries de televisão. Descobri que com as séries sim, ela faz o mesmo, espera que a primeira temporada saía e só depois a vai ver, com os filmes é mais liberal porque não tem tanto tempo para se apegar.
Não sei como os meus caros leitores se sentem em relação a isto mas eu não consigo. Se um livro me interessa, não importa que faça parte de uma colecção que ainda não está completa, ou que tenha vinte volumes. Quando tiver tempo, comprá-lo-ei e sentar-me-ei alegre e contente a lê-lo.
Eu faço parte daquelas pessoas que vive e respira a espera pelo livro a seguir! Que se entretêm a ver gráficos e a ler teorias da conspiração, porque para mim, isso acaba tudo por enriquecer a experiência que é ler o livro.
Numa era em que os autores mais jovens interagem bastante com os fãs, quer seja através de blogs como páginas do facebook, há sempre uma short-story para se ir lendo entre livros, há sempre um concurso para se participar e há sempre umas fotos para se ir vendo. Uma pessoa acaba por se envolver mais na saga e por conhecer, ou pelo menos, ver e ler, outros fãs. Isto são experiências que quando nos sentamos com três livros ao lado para ler de enfiada acabam por se perder.
Para mim ler é viver ao máximo a história, peço desculpa, mas efectivamente faço viagens em redor do meu quarto, afinal um livro é todo um novo mundo e as bibliotecas são autênticas agências de viagem "no-cost". Há que aproveitar, não acham?
Mas digam-me caros leitores, também esperam que as séries fiquem completas para as ler? Ou são como eu e vão lendo conforme os livros vão saindo?

Comentários

  1. Não espero pelo fim da série, vou lendo, mas confesso o outro pecadilho, o de ir espreitar o fim, partilhado, tenho descoberto, com muitas outras pessoas.
    Quanto à interação dos jovens escritores, pois é. Por mim falo, que sou 'jovem' escritora (no sentido de ser nova na coisa, estreante, primeiro livro e tal, e apenas nesse, e mantenho um blogue, comunico de todas as formas possíveis, porque gosto. Não sei se isso é bom ou mau - decidi, vou escrever um post - mas é assim. *smile*

    ResponderEliminar
  2. Se eu gostar do livro leio mesmo que venha numa coleção. Já perdi a conta a quantas vezes é que tive de esperar que o livro saisse para continuar a ler a série. Foi assim com o Harry Potter, com o Eragon, com a trilogia Século do Ken Follett e com a Guerra dos Tronos (eu sei que a saga tem um nome mas eu não me lembro). E não gosto de saber o final da série, gosto de ver como é que tudo se desenrola.

    ResponderEliminar
  3. Eu leio logo, não espero pela colecção toda. Uma das partes boas, tal como disseste, é a espera pelo próximo livro.
    E não gosto de saber o que acontece às personagens, evito ir espreitar e fim e detesto que me digam o que vai acontecer. Também me agarro às personagens e fico muito mais triste se algo de mau lhes acontece, mas acho que isso também é bom; afinal as histórias não podem acabar todas bem, não é?

    Nas séries televisivas, também sou assim, vou vendo à medida que sai.
    Lembro-me que quando terminei uma temporada de Dexter, fiquei tão chocada com o final que dormi mal durante duas noite. Mas isto perderia toda a piada de eu soubesse previamente o que vai acontecer.

    bjinho

    ResponderEliminar
  4. Eu vou lendo, conforme os livros vão saindo. :)

    ResponderEliminar
  5. Já experimentei praticar essa teoria de esperar que saiam todos os livros da série, mas só se for trilogias ou séries pequenas, se forem muito grandes não espero.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário