Tecnologia ou Magia?

"Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic." —Arthur C. Clarke
Sempre que uso tecnologia nova sinto-me como se tivessem acabado de me por algo mágico na mão. Sejamos sinceros, há algo que um destes novos telemóveis, tablets e ipads não tenham? Uma pessoa começando a mexer neles até começa por mexer a medo, tal é o horror de pensar que um clique no sítio errado pode destruir aquele aparelho tão frágil.
Se não tivesse dito do que falava quase que podia trocar a palavra tablet ou telemóvel por pedra mágica ou gira-tempo. Uma pessoa que olhe os efeitos especiais que adornam os nossos filmes e nos permitem "ver magia" bem que se pode questionar se a magia, não é fazermos ver a magia de tão complexos que os mesmos são.
Alguém dúvida que foi "magia" quem nos trouxe os Na'vi de Avatar, ou as guerras espaciais em Star Wars? Para quem dúvida há sempre a série do Artemis Fowl na qual a tecnologia e a magia se misturam! 
Se assim o for, será possível pensarmos que a magia é apenas uma evolução extrema da tecnologia? Mas isso não fará dos nossos livros de fantasia na realidade livros de ficção?
Não sei quanto a vocês, mas isto até me dá dores de cabeça! O desaparecimento do meu querido género de fantasia para uma secção chamada "Ficção" ou "Ficção Fantástica".
Que vos parece? Serão a tecnologia e a magia assim tão diferentes? Ou poderá uma apenas ser a evolução de outra?

0 leitores reagiram:

Que pensam Encruzilhad@s?