Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Quando sopra o vento norte, de Daniel Glattauer

Quando sopra o vento norte
de Daniel Glattauer
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 224
Editor: Porto Editora
Resumo:
"Escreva-me Emmi. Escrever é como beijar, mas sem lábios. Escrever é beijar com a mente."
Quando sopra o vento norte é um romance divertido, animado e irresistivelmente cativante, cheio de reviravoltas, sobre um caso de amor vivido exclusivamente por e-mail.
Tudo começa por acaso: Leo recebe por engano alguns e-mails de uma desconhecida chamada Emmi. Educadamente, responde-lhe e Emmi retribui.
Esta troca de e-mails desperta uma curiosidade intensa entre os dois e, quase de imediato, Emmi e Leo  começam a partilhar confidências e desejos íntimos.
A tensão entre ambos aumenta, e o encontro parece iminente. Mas Emmi e Leo adiam o momento. Porque, afinal de contas, Emmi é casada e feliz.
Serão os sentimentos que nutrem um pelo outro suficientemente profundos para sobreviver a um encontro real? E, depois desse momento, o que os espera?  

Rating: 4/5

Comentário: 
No outro dia, enquanto via a estatísticas do nosso pequeno blog, reparei que várias pessoas pesquisavam pela nossa opinião face a este livro e a sua sequela. Ora, quando posso fazer a vontade aos meus leitores, não me importo nada de a fazer e assim sendo decidi partir em busca deste livro misterioso que era "Quando sopra o vento norte".
Após ter descoberto o livro e ter começado a ler não consegui parar. Foi sem dúvida uma leitura compulsiva e com a qual é fácil uma pessoa conseguir relacionar-se. Nesta Era Digital de facebooks, blogs, twitters e tudo o mais, as redes sociais e os relacionamentos on-line são frequentes, a ideia de que duas pessoas poderia começar a trocar e-mails por engano e continuar por prazer é perfeitamente verídica e se calhar tão misteriosa quanto mensagens em garrafas.
A história desenvolve-se a um bom ritmo, ao ritmo de e-mails trocados para trás e para a frente e por vezes parece que só poderia ter sido mais rápida se em vez de e-mails, Emmi e Leo estivessem a falar via chat. É estonteante a rapidez com que nos apegamos a estes personagens e começamos a torcer pelo seu felizes para sempre! Se tivesse que cronometrar o que digo, diria que demorei mais ou menos 10m a apaixonar-me por esta história e que a recomendo sem dúvida a todas as pessoas que gostem de um bom romance.
A maneira como Emmi e Leo acabam por se abrir um com o outro e relatar os seus problemas é tocante. Vemos realmente duas pessoas que se encontraram e apreciam mesmo a companhia uma da outra, mesmo que apenas virtual, pois de algum modo as ajuda a combater uma solidão nas suas vidas que não sabiam ter.
Apesar desta ideia de uma pessoa se apaixonar por outra via net se me ser um pouco estranha, pois eu gosto bastante de observar os pequenos gestos das pessoas,sei que é verdadeira pois tenho uma amiga que vai, em breve, casar e que conheceu o seu grande amor via net. É caso de nos perguntarmos, quão diferente é a internet de um encontro casual no parque?
Divertido, leve e diferente "Quando sopra o vento norte" é um livro sem dúvida a ler e que tenho recomendado a várias amigas minhas.
  • Podem ler as primeiras páginas aqui;
  • O livro tem uma sequela chamada Emmi e Leo - A Sétima Onda;
  • Há uma adaptação audio do livro chamada "Love Virtualy" feita pela BBC4 e que pode ser ouvida no youtube.

Comentários

  1. Eu não acredito muito em amor via net, mas também conheço um ou dois casais que se conheceram assim.

    ResponderEliminar
  2. bem eu acabei de ler este livro ontem e não gostei. Achei monótono e repetitivo, sempre à volta das inseguranças de se encontrarem ou não e do medo de desilusão...??? A sério, não entendi. E não gostei nada da Emma, casada e totalmente dependente dos emails de um homem que não conhece e que quer mas ao mesmo tempo não quer conhecer.

    E nem me façam falar sobre o final! :X

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafi!
    Vou ser sincera eu ouvi o audio book e como era dramatizado deu mais impacto à história. ;)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, pode dar-me o link do audio do livro chamada "Love Virtually" feita pela BBC4 ? Por favor.

    ResponderEliminar
  5. Olá Anónimo,

    O áudio está disponível no youtube :)
    http://www.youtube.com/results?search_query=love+virtually+bbc4

    ResponderEliminar
  6. Oi!! Vcs podem me dizer se acho esse livro no Brasil? Pela internet nao encontrei...obrigada e adorei a critica.

    ResponderEliminar
  7. Olá Alê,

    Somos de Portugal por isso não sabemos como anda o mercado dos livros no Brasil! :/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário