Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo, de Rick Riordan

Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo
de Rick Riordan
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 338
Editor: Casa das Letras
Resumo:
Há quem se torne num herói e há heróis que nascem dos deuses...
Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno… novamente. E esse é o menor dos seus problemas. Ultimamente, criaturas fantásticas e os deuses do Olimpo parecem estar a sair das páginas do seu livro de mitologia para entrarem na sua vida. E o pior de tudo é que ele parece ter enfurecido alguns deles. O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito.
Agora, Percy e os seus amigos têm apenas dez dias para encontrar e devolver o símbolo do poder de Zeus e restabelecer a paz no Olimpo. Para o conseguir terá de fazer bem mais do que descobrir o ladrão: terá de encarar o pai que o abandonou, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora e poderosa do que os próprios deuses.

Rating: 3,5/5

Comentário:
Percy Jackson cavalgou para dentro do meu coração a uma velocidade fantástica. Talvez tenham sido as referências aos deuses gregos, talvez tenha sido a sua vida sofrida, talvez até tenha sido mesmo saudades de Harry Potter mas a verdade é que Percy acabou por reclamar para si um lugar só seu e agora estou a tentar acabar de ler as suas aventuras a uma velocidade impressionante.
Já estava para ler esta saga a algum tempo principalmente desde que o filme saiu. Felizmente, ou infelizmente, nunca consegui arranjar um tempinho para ver o filme e o livro acabou por passar para segundo plano até que, na semana passada, fui com a Cláudia à Biblioteca PG e encontrei os três primeiros volumes da saga nas prateleiras da secção infantil-juvenil e acabei por os trazer para casa.
Para adolescentes, a saga Percy Jackson revela-se um livro capaz de encher as medidas. Não só é contado na primeira pessoa, algo que os adolescentes tendem a gostar, como possuí descrição mínima e acção máxima. São livros rápidos com acções que acontecem no espaço de dez dias ou uma semana. Prendendo deste modo a atenção do leitor.
Falando do primeiro livro em particular, visto que também comentarei os a seguir, tenho a dizer que foi um bom inicio de saga. Apesar de apanhar-mos uns quantos "Iá" que me relembraram do "tipo" de Hex Hall, o livro segue com um diálogo muito comum aos adolescentes e faz com que gostemos de Percy assim que ele diz que se esforça e não consegue tirar boas notas, especialmente a matemática.
Percy tem também algo que não é comum nos heróis:  Dislexia e Transtorno de Défice de Atenção. Estes dois problemas de Percy seguem-no nas suas aventuras, pois ser filho de um deus grego não dá acesso a curas milagrosas, e criam situações peculiares quando Percy está a tentar ler tabuletas ou sinais e se troca todo, fazendo com que nem o próprio leitor consiga perceber o que estás escrito, contribuindo desde modo para uma melhor "entrada" no mundo de Percy.
Acompanhado por dois amigos, ao bom estilo dos livros juvenis, Percy tem à sua frente uma tarefa sem dúvida herculeana e que está disposto a resolver por motivos mais pessoais do que altruístas mas que se enquadram na sua personalidade e idade.
Ao contrário dos livros de Harry Potter que se passam durante o ano lectivo, os livros de Percy passam-se durante o verão e quando o nosso herói está numa Colónia, que nos é devidamente apresentada nos livros, tornando esta saga uma leitura de verão.
Composta por cinco livros nos quais acompanhamos Percy dos 12 aos 16 anos, esta saga possuí já um spin-off, i.e. outra saga passada no mesmo mundo mas com outras personagens, também esta composta por outros cinco livros. Existe também um livro extra, chamado "The Demi-God Files" onde temos algumas mini-aventuras extra de Percy e dos seus amigos, assim como bios das personagens.
De leitura fácil e cativante, os livros de Percy Jackson não só serão um bom entretenimento como ainda darão aos seus jovens leituras algumas bases de mitologia grega. Uma saga a não perder.

Bokktrailer/Movie trailer:

1 leitores reagiram:

  1. eu li este livro numa semana, porque não consegui para de ler porque o livro faz com que tu queiras saber o que vai acontecer a seguir

    ResponderEliminar