LeYa no Rossio

Conforme vos dissemos ontem no facebook, o Encruzilhadas andou pelo Festival Literário "LeYa no Rossio". Este Festival Literário é a primeira edição de um evento que se pretende que seja anual. E, este ano, está integrado no fim-de-semana de arranque do "Ano do Brasil em Portugal", e por isso, a LeYa decidiu juntar no Rossio diversos autores dos dois países.
"O evento, de entrada livre, inclui um programa de mesas redondas, tertúlias, concertos, actividades infantis e várias performances de poesia e teatro de rua, para além de uma Feira do livro de Portugal e do Brasil, tendo sempre a literatura e a arte dos dois países como pano de fundo." (retirado do site vamossair.com.)
O Encruzilhadas chegou ao festival por volta das 16:30 mesmo a tempo de apanhar as danças brasileiras dos índios e das baianas. Quando entramos, vindas dos Restauradores encontramos imediatamente as zonas de declamação e as bancas de venda de livros, que podem ver nas imagens abaixo:


Demos uma volta alongada pelo recinto, vendo os livros e as diversas tendas e ainda participamos no conto colaborativo entre Portugal e o Brasil. Como dissemos no início do artigo entramos no espaço a tempo de ver as baianas entrar em palco, o que deixou a Catarina (Ki) bastante contente porque ela adora baianas.


Andando pelas diversas bancas e foi com alegria que encontramos descontos até 40% em alguns livros da LeYa. Além do mais os lemas da LeYa estavam espalhados pelas bancas identificando cada área (romance, infantil-juvenial, etc).
No geral achamos que o evento foi muito bem planeado e um sucesso, pelo menos tendo em conta a quantidade de pessoas que andava pelo Rossio a ver os espectáculos e as bancas.




Além destas actividades diurnas, o LeYa no Rossio tinha também vários concertos, com músicos brasileiros e portugueses, no seu pólo do Terreno do Paço. Hoje, domingo, é o último dia da primeira edição deste festival mas não se preocupem que ainda há muito para ver. Podem consultar a programação completa aqui. 
O Encruzilhadas agradece o convite e a iniciativa da LeYa e espera que esta iniciativa tenha sido um sucesso que se repita por muitos anos.

0 leitores reagiram:

Que pensam Encruzilhad@s?