Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: Percy Jackson e a Batalha do Labirinto, de Rick Riordan

Percy Jackson e a Batalha do Labirinto
de Rick Riordan
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 376
Editor: Casa das Letras
Resumo:
 Percy está prestes a começar o ano lectivo numa escola nova. Ele já não esperava que essa experiência fosse muito agradável, mas quando teve de enfrentar um esquadrão de líderes de claque tão esfomeadas quanto demoníacas, imediatamente se apercebeu que tudo podia ficar muito pior.
Nesse quarto volume da série Percy Jackson, o tempo está a esgotar-se e a batalha entre os Deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, está cada vez mais próxima. Mesmo o acampamento dos meio-sangues, o porto seguro dos heróis, torna-se vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar as suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão numa jornada pelo Labirinto — um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.

Rating: 4/5

Comentário: 
Este comentário poderá conter informações dos livros anteriores!

Gostaria de começar esta crítica dizendo que este é sem dúvida um dos melhores livros da série. Após o aparecimento do Minotauro no primeiro livro, Percy enfrenta agora o Labirinto que encerrava o mesmo. Creio que foi o Labirinto me cativou neste livro, assim um pouco como no livro Maze Runner, pois tenho um certo fascínio pelos mesmos. Mas tenho a dizer também que a maneira como Rick Riordan trabalhou toda a ideia do Labirinto foi sem dúvida genial.
A verdade é que toda a ideia de trazer a mitologia grega para os nossos dias é fantástica, Riordan pode não ser o primeiro a fazê-lo mas apreciei bastante a maneira como ele o fez, pois conseguiu trazer um mundo inteiro de mitos para o continente americano.
Neste livro a trama adensa-se à medida que Cronos está cada vez mais próximo do momento em que se vai erguer. Infelizmente, para Percy isto significa também que o seu décimo sexto aniversário está cada vez mais próximo e o pouco que este sabe da profecia não anuncia um final muito feliz.
Se isto tudo não chegasse, a Rachel, a mortal que encontrou no livro anterior, re-aparece na sua vida e a cada fala sua, Annabeth tem respostas que estão a deixar Percy louco pois não tem nada a ver com a Annabeth que este conhece. Há medida que se aproxima do seu aniversário, Percy apercebe-se que a vida no Campo nunca mais será a mesma, assim como a maneira como olha para as suas amigas raparigas.
Devo confessar que tinha um certo receio da maneira como Riordan ia escrever o romance nesta saga. Isto porque normalmente não leio "romance" no masculino mas sendo Percy uma série maioritariamente de acção, o autor conseguiu inserir momentos ternos ao logo dos vários livros dando asas a um romance muito bonito. (Quem me segue no GR de certeza que ouviu os meus muitos berros de shipper, desde já as minhas desculpas, mas é provável que o volte a fazer.)
Creio que toda a saga conseguiu seguir uma boa linha de trama e o climax, assim como as dificuldades, cresceram de livro para livro, fazendo com que os leitores procurassem sempre saber mais. Há que recordar os leitores, no entanto, que esta saga é uma saga juvenil, ou YA (como se diz em inglês), e que portanto terá o seu q.b. de problemas adolescentes e uma escrita própria do género.
Tal como livros anteriores os leitores podem contar com batalhas e monstros saídos directamente da mitologia. Quem como eu, gosta de mitologia grega, sem dúvida que vai gostar deste re-inventar da mesma, tentando adivinhar a maneira como Riordan vê as personagens que nos deveriam ser familiares.
Esperamos agora pelo quinto e último volume da saga que sem dúvida acabara com um confronto final digno de memória.

  • A saga de Percy Jackson  é composta por cinco volumes;
  • Já comentamos o primeiro, segundo e terceiro volumes;
  • De momento os quatro primeiros volumes já estão editados pela  Casa das Letras;
  • A saga de Percy Jackson é seguida pela saga Heróis do Olimpo de  momento apenas disponível em inglês.


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre livros e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários