Abram as vossas estantes, chegou um novo género literário!

Tal como dizia aqui há uns tempos neste artigo, os géneros literários multiplicam-se à medida que os leitores vão exigindo mais e mais de um determinado tipo de livro. Agora é a equipa do GoodReads que vem confirmar esta minha teoria, dizendo que o género Young Adult poderá ter os dias contados como líder de vendas, agora que um novo género, o New Adult se afirma no mercado.
Apesar de alguns sites afirmarem que o género New Adult já existia, simplesmente ainda não tinha uma designação, a verdade é que a crescente venda destes livros pode ser associada ao facto de os filhos demorarem mais a sair de casa dos pais tendo em conta o panorama económico.
Mas o que é afinal o New Adult? Apesar de ninguém ainda ter 100% de certezas, o género parece envolver personagens entre os 18 e os 23 anos, que podem ou não andar na Universidade, tem imenso sexo e raramente vêem os seus pais. Para mim, a grande diferença entre o Young Adult e o New Adult parece-me a abordagem da temática sexual que, na sua maioria, é praticamente inexistente no Young Adult onde um beijo apaixonado parece ser por vezes o culminar de uma relação (ou o que virá a ser uma relação)
As personagens do estilo New Adult são também mais velhas, tendo em conta que no Young Adult as personagens principais variam entre os 12 e os 18 anos. Assim sendo podemos mesmo dizer que o New Adult veio encher uma quota de mercado que se via cada vez mais sem protagonistas.
Estas personagens acabam também por fazer sentido aos jovens que ainda não saíram de casa dos pais (por estarem a estudar ou outros motivos) e que, apesar de serem adultos e se considerarem adultos, também se sentem ao mesmo tempo parados na sua evolução, pois ainda estão presos ao seu cordão umbilical.
Mas e será que este género vai agradar ao público Young Adult? Já algum dos nossos seguidores leu um livro New Adult? Sabemos que várias editoras norte-americanas fizeram vários apelos a pedir livros New Adult pois consideram que estes serão a próxima grande sensação. A questão é: será que há mercado para New Adult em Portugal visto que mal comercializamos Young Adult (pelo menos como YA)? Deixem-nos a vossa opinião Encruzilhados!



Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre livros e gostas de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e diz que é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

4 leitores reagiram:

  1. Acho o conceito é bastante interessante e de certeza que vai agradar a várias faixas etárias, ao mais novos porque é mais ousado e aos mais velhos porque não tão soft.

    ResponderEliminar
  2. Creio que a grande diferença do YA para o NA vá ser a inserção de uma sexualidade mais ousada. E concordo com a Helena Frontini, creio que terá bastante seguidores. Principalmente os fãs de YA que sintam que as relações das personagens não evoluem...

    ResponderEliminar
  3. E claro que eu adoro este novo género...já tenho ali uns quantos livros para ler :D

    ResponderEliminar