Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: Esmeralda Cor de Rosa, de Carlos Reys

Esmeralda Cor de Rosa
de Carlos Reys 

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 186
Editora: Papiro Editora

Resumo: Quem tem ideais na vida terá, certamente, um ou mais mentores que como faróis, lhe indicarão rumos certos de rota e escolhos a evitar. Raramente o mentor será um modelo de conduta tão abrangente que se ajuste a todas as facetas da vida. Assim podemos ter mentores no campo da vida familiar, da vocação profissional, da vida artística, da vida amorosa e até na vida religiosa.

O autor, Carlos Reys, adaptou um mentor ficcional, Guilherme Esteves, que o terá inspirado para a vida e que ele escolheu como personagem condutor de uma saga de pessoas que preenchem o tempo que vai do após a Primeira Guerra Mundial até aos nossos dias e cujas existências vão colorir uma cidade portuguesa, banhada por um rio que é fonte de sustento e de evasão de um Portugal oprimido até à libertação do 25 de Abril de 1974.Não sendo um livro histórico o retrato das personagens que o habitam é pelas suas características uma referência da sociedade média de Portugal do século XX.

Rating: 3/5 


Comentário:  Em primeiro lugar, queremos agradecer ao autor Carlos Reys que teve a amabilidade de nos ofertar um exemplar de "Esmeralda Cor de Rosa".
Há muito que não lia um livro de um escritor lusófono e sabe bem regressar a casa. Digo isto porque, embora hoje em dia nos deparemos com traduções fantásticas, a língua mãe é diferente, e independentemente da capacidade e estilo literário de cada autor, existe uma sensibilidade muito própria na Língua Portuguesa que é reconhecida e sentida com um enorme carinho.
Carlos Reys apresenta-nos um livro com uma capa especial. Tem um retracto de sua autoria, e essa mulher grávida é não só uma das primeiras personagens que conhecemos, mas também a definição de um início de uma obra. Li várias críticas que não concordavam plenamente com o título escolhido. A meu ver, poderia ter sido este como qualquer outro, pois todas as personagens são apelativas por igual. Mas é inegável que Esmeralda tem o nome mais exótico de todas, e que merecia destaque, já que ela também sempre sobressaía entre a comunidade onde se movia.
Confesso que não gosto da sinopse. Explica o que é a obra mas torna-se demasiado abstracta, o que pode de alguma forma afugentar alguns leitores de um livro que se lê tão bem e com gosto. Mas ainda assim deixa bem claro aquilo que ele realmente é: uma saga de pessoas que preenchem o tempo e as várias páginas, de momentos que poderiam ter sido reais, de crónicas de uma sociedade portuguesa em mutação mas ainda ligada às tradições e ao que elas representam. E é realmente isso que este pequeno livro representa. Uma crónica social, ainda que ficcionada, que demonstra a história de um país através das pessoas que o compõem, não aprofundando vivências, não contando todos os pormenores de cada uma das pessoas envolvidas no enredo, mas criando uma manta de enlaces. Achei interessante a reviravolta final, quase que calculada desde a primeira página, mas que nem por isso deixou de ter piada. Há personagens que nascem com destinos traçados, e as deste livro sem dúvida que viram o seu delineado antes mesmo de ganharem forma.

Comentários

  1. JA LI E GOSTEI..RECOMENDO...
    ANDREA FILIPA

    ResponderEliminar
  2. li e gostei imenso..recomendo..andrea filipa

    ResponderEliminar
  3. Adorei o livro,fiquei tão entusiasmada que o li em 2 dias,é daqueles livros que quando começas não paras e até tens pena do fim chegar...ah atençao,é um bom livro para recuperar o habito de quem o perdeu...MUITO MUITO BOM,Aconselho...

    ResponderEliminar
  4. Foi uma surpresa. Um livro que nos transpota á nossa meninice e ao tempo do salazarismo onde as dificuldades eram muitas.Uma história quási verídica que se lê com interesse até ao final.Desejo que o autor não fique por aqui e nos brinde com muito mais...

    ResponderEliminar
  5. Uma estória brilhante passada na Figueira da Foz,nos tempos idos da ditadura até ao 25 de abril.
    Impossível parar de ler.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário