Cinco livrarias a visitar antes de morrer

Enquanto navegava na net, um hobbie que aprecio bastante, encontrei um link que me levou a um daqueles sites de listas, neste caso de sítios a visitar antes de morrer. Curiosamente, o site apresentava uma lista de livrarias que deveriam ser visitadas, curiosa percorri a lista e descobri que entre facebook e blog houve três que nos escaparam. Decidia a corrigir este sacrilégio livreiro, escrevo este post para redimir o Encruzilhadas  Literárias de tamanha falta.
E assim sendo e sem mais demoras, aqui fica a lista das cinco livrarias a visitar antes de morrer e respectivas localizações.
  1. Shakespeare and Company em Paris, França
    Aberta em 1919 por Sylvia Beach, a actual livraria é uma herdeira da primeira (a aberta em 1919) que foi encerrada em 1940 durante a ocupação alemã em França. Mais tarde em 1951, em honra da primeira loja George Whitman rebaptizou a sua livraria para ter o mesmo nome da primeira. Esta segunda livraria ainda se encontra em funcionamento e é gerida pela filha de Whitman, Sylvia Beach Whitman. A livraria entra nos filmes "Antes de Anoitecer" e "Meia-Noite em Paris".

  2.  Powell’s Bookstore em Portland, Oregon, EUA

    Já falamos no nosso facebook da Powell's. Esta loja, aberta em 1971, é um ex-stand de carros, tem o tamanho de um quarteirão. Também chamada de Powell's City of Books, os seus donos dizem ser a maior livraria independente do mundo na venda de livros novos e usados, o que é bem provável visto que só esta loja (o grupo tem seis) tem uma área de 6,300 m2. Estima-se que esta livraria compre 3 mil livros usados por dia para venda.

  3. Librería El Ateneo em Buenos Aires, Argentina

    Outra livraria de que já falamos mas desta vez no blog. Aberta em 1917, originalmente como um teatro, esta livraria albergou também uma estação de rádio em 1923 até que finalmente em 2000 abriu como livraria. É considerada uma das mais belas do mundo.

  4. Gould’s Book Arcade em Sydney, Australia

    Esta livraria é especialista há mais de 30 anos em livros fora de circulação (out-of-print) e livros usados. Fica aproximadamente a 5km da Opera de Sydney e costuma albergar entre os seus clientes estudantes e leitores que procuram obras especificas.

  5. Hay-On-Wye (The Town of Books) no País de Gales, Reino Unido

    Esta livraria é na realidade uma cidade mercante e comunidade em Powys em Gales. Possuí mais de 30 livrarias especializadas e/ou de livros usados e é o destino favorito de milhares de livrólicos no Reino Unido.
E agora digam-nos Encruzilhados, quais destes destinos querem juntar à vossa lista de sítios a visitar?

1 leitores reagiram: