Opinião: The Mark Of Athena [Heroes Of Olympus 3], de Rick Riordan

The Mark Of Athena [Heroes Of Olympus 3]
de Rick Riordan
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 592
Editor: PENGUIN BOOKS LTD
Resumo: Atenção spoilers dos volumes anteriores
Annabeth is terrified. Just when she's about to be reunited with Percy—after six months of being apart, thanks to Hera—it looks like Camp Jupiter is preparing for war. As Annabeth and her friends Jason, Piper, and Leo fly in on the Argo II, she can’t blame the Roman demigods for thinking the ship is a Greek weapon. With its steaming bronze dragon masthead, Leo's fantastical creation doesn't appear friendly. Annabeth hopes that the sight of their praetor Jason on deck will reassure the Romans that the visitors from Camp Half-Blood are coming in peace.
And that's only one of her worries. In her pocket Annabeth carries a gift from her mother that came with an unnerving demand: Follow the Mark of Athena. Avenge me. Annabeth already feels weighed down by the prophecy that will send seven demigods on a quest to find—and close—the Doors of Death. What more does Athena want from her?
Annabeth's biggest fear, though, is that Percy might have changed. What if he's now attached to Roman ways? Does he still need his old friends? As the daughter of the goddess of war and wisdom, Annabeth knows she was born to be a leader, but never again does she want to be without Seaweed Brain by her side.
 
 Rating: 4/5
 
Comentário: 
(Apercebi-me agora que este resumo do livro fá-lo parecer extremamente romântico e Percabethiano o que não é caso, mas bem, seguindo com a crítica!)
Queria escrever uma crítica toda pomposa deste último livro (dos já lançados) mas não consigo. O meu coração caiu-me do peito para as mãos.
Quem nos segue, sabe que comentei todos os livros de Percy Jackson já disponíveis em português e não estava à espera de comentar a saga que faz de sequela à primeira mas decidi fazê-lo. Porquê? Porque é fantástico ver a evolução das personagens nesta saga!
Na saga Percy Jackson conhecemos Percy com doze anos e testemunhamos as suas primeiras aventuras, a primeira missão, a primeira paixoneta, o primeiro beijo mas agora, aos dezasseis anos, e já na saga Heróis do Olimpo, o ciclo está prestes a fechar-se. Os medos e inseguranças do nosso herói continuam lá, agora aliados a uma certa raiva contra os deuses do Olimpo, Percy chega mesmo a comentar que agora que tem a idade que tem percebe a revolta de Luke contra os deuses, também Percy está farto de ser um peão num jogo de xadrez que não só não percebe como também não quer jogar.
Esta raiva é alimentada por monstros que não morrem por muito que os matem, Titãs que teimam em destruir o mundo, e deuses que se escondem e que deixam os seus filhos, os mestiços, a tentar resolver a situação. Quem poderia não sentir raiva? Afinal, tudo o que Percy quer é uma tarde descansada num esplanada a tomar uma coca-cola com a sua namorada, não é como se estivesse a pedir o mundo. (Tenho a sensação que se ele e o Harry se encontrassem teriam muito que falar e ainda acabariam amigos!)
Uma das coisas que mais achei engraças neste livro, aliás um pouco em toda a saga, foi ver a maneira como a fantasia espelha a realidade, tantas coisas que se poderia pedir, imortalidade, longevidade, feitiços, magia e as pessoas acabam sempre por escolher o que é simples, o que amam de verdade: a companhia de alguém, um abraço, um beijo.
É verdade que esta saga continua a ser para adolescente mas, se os primeiros cinco volumes são destinados a adolescentes mais novos (12-15 anos), esta segunda saga é destina já a um público mais YA e são numerosos os blogs na net que me dão apoio.
Com personagens mais interessantes e coloridos, uma linha de acção muito mais rápida e o carisma/ironia de Percy, a saga dos "Heróis do Olimpo" está, sem dúvida, mais bem construída que a primeira. provavelmente também devido às suas idades as personagens parecem-me mais expansivas, a verdade é que já não estamos a falar de crianças de doze anos e sim adolescentes de dezasseis, e com isso o mundo de Percy abre-se revelando novas possibilidades.
Uma saga triunfante e que, na minha opinião, se pode colocar na estante ao lado dos livros de Harry Potter! Agora é esperar pelo próximo volume "The House of Hades" que sai este ano em Outubro.
 
  • A Saga Heróis do Olímpio será composta por cinco volumes;
  • Os três primeiros já sairam e são The Lost Hero, The Son of Poseidon e The Mark of Athena;
  • O próximo volume chamasse The House of Hades e será lançado este ano (2013) em Outubro.

0 leitores reagiram:

Que pensam Encruzilhad@s?