Noite de Literatura Europeia

No dia 24 de Maio de 2013, entre as 18h30 e as 22h30, realiza-se em Lisboa a primeira Noite de Literatura Europeia. Oito locais emblemáticos, entre o Chiado e o Rato, dão a conhecer obras de oito escritores europeus contemporâneos. 

  • Nesse dia, a Editorial Presença, em parceria com o Goethe-Institut, promove a leitura do livro  Adeus, Berlim (Tschick), de Wolfgang Herrndorf, uma obra de culto,  vencedora do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Alemã. 
  • Com direitos cedidos para 27 países,  Adeus, Berlim já vendeu cerca de um milhão de exemplares e foi comparado a obras como As Aventuras de Huckelberry Finn,  de Mark Twain e Uma Agulha no Palheiro, de J. D. Salinger.
 
 Sobre o livro:
Dois amigos. Um velho carro roubado. E um verão que mudará as suas vidas para sempre.
Maik Klingenberg ficou sozinho em casa naquelas férias e, sem nada para fazer, sente-se entediado. Tschick aparece num velho jipe roubado. Estudam ambos na mesma escola e na mesma turma mas, por razões diversas, são postos de parte pelos colegas. É então que decidem partir completamente à aventura para a Valáquia, no Sul da Alemanha. Ambos têm 14 anos e a sua busca é determinada pelo desejo de experimentarem uma liberdade absoluta.

Sobre o Autor:

Wolfgang Herrndorf nasceu em 1965, em Hamburgo, Alemanha. Formado em pintura, trabalhou como ilustrador para a editora Haffmans e, entre outras, as publicações de contracultura  Looke & Trooke e Titanic. Em 2002 lançou o seu romance de estreia, In Plüschgewittern e, em 2008, Diesseits des Van-Allen-Gürtels, ambos premiados.

O EVENTO NO ELÉTRICO Nº 28:
 
O ator Ulisses Ceia irá ler excertos de Adeus Berlim, no elétrico Nº 28. Serão efectuadas 8 viagens, de 30 em 30 minutos, com 20 lugares cada e com a duração aproximada de 20 minutos. A primeira viagem tem início às 18h30 no Largo Camões, e a leitura terá lugar ao longo do percurso (Largo Camões - Estrela - Largo Camões). A última viagem começa às 22 horas.

O evento Noites de Literatura Europeia foi iniciado em 2008 na cidade de Praga com o intuito de divulgar a literatura europeia de forma criativa e num formato invulgar. A primeira realização em Lisboa resulta de uma colaboração conjunta dos institutos culturais que integram a rede EUNIC Portugal, nomeadamente British Council, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, GoetheInstitut, Institut Français du Portugal, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Instituto IberoAmericano da Finlândia e Instituto Italiano de Cultura. O projeto é financiado com o apoio da Comissão Europeia.

0 leitores reagiram:

Que pensam Encruzilhad@s?