A livraria preferida dos Lisboetas!




 Aqui há uns tempos foi anunciada uma iniciativa lançada pela APEL e pela Câmara de Lisboa, no âmbito do Programa Ler em Todo o Lado (da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa) com o intuito de escolher qual a livraria de Lisboa preferida pelos leitores. Os resultados foram hoje anunciados na Feira do Livro de Lisboam sendo seleccionada a Livraria Bertrand do Chiado!

"O Programa Ler em Todo o Lado, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa e da Associação Portuguesa de Editores de Livreiros, decorreu durante abril passado e envolveu cerca de 20 livrarias da cidade de Lisboa, que abriram as portas até mais tarde, praticaram descontos, promoveram leituras e encontros entre leitores e escritores" 

  
 "Sobre a Livraria Bertrand do Chiado: 

Localizada no coração de Lisboa, a Livraria Bertrand do Chiado é um espaço intemporal, carregado de histórias. Reconhecida em 2011, pelo Guinness World Records, como a Livraria Mais Antiga do Mundo (em funcionamento desde 1732), as suas belas salas são o ponto de encontro de leitores de diferentes gostos e idades. Muitos intelectuais e escritores passaram pelas suas portas e conviveram com os seus livros – livros que os inspiraram a escrever e a ler. Durante a sua longa História, foi muitas vezes o ponto privilegiado de discussões literárias e mesmo de tramas políticas. 

Fundada por Pedro Faure, a primeira Bertrand abriu portas na rua Direita do Loreto. Após o Grande Terramoto de 1755 o seu genro foi obrigado a instalar-se junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades, regressando dezoito anos depois à reconstruída baixa pombalina. A Rua Garrett passou então a fazer parte do itinerário cultural da cidade. Por ali passaram e ficaram, em conversa de amigos ou em acesas tertúlias, Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental e Ramalho Ortigão."


0 leitores reagiram:

Que pensam Encruzilhad@s?