Porque escreveria uma muggle sobre feitiçeiros?

Como escritora, mesmo que seja de horas vagas, há coisas que me incomodam, uma dessas coisas, senão a principal é ver o estado a que os nossos meios de comunicação chegaram. Não falo dos programas que passam na TV porque acho que o comando é de cada um e cada um vê o que quer, falo efectivamente da qualidade de entrevistas e das palavras usadas para divulgação de informação.

Para vos mostrar do que falo deixo-vos o seguinte twitt:
 
Antes de se atirarem ao pobre Sr. Khuhro quero explicar que ele é uma de muitas vozes que se elevaram contra uma entrevista a um escritor que passou na Fox News.
Lauren Green, uma pivô de telejornal, convidou o estudioso e escritor Reza Aslan para o seu noticiário na FoxNews.com, na sexta, de modo a falarem sobre o novo e controverso livro do mesmo Zealot: The Life and Times of Jesus of Nazareth.
Até aqui não há de novo, o único problema é que Lauren Green passou a entrevista toda a salientar e a dizer que como muçulmano não fazia sentido Reza Aslan escrever sobre Jesus Cristo. O que como sabemos é a mesma coisa que dizer que J.K.Rowling não pode escrever sobre feiticeiros porque é uma muggle. 
Reza Aslan tentou defender o seu caso dizendo que era mestrado em quatro religiões, e que na realidade o estudo das religiões era a sua profissão, além do mais estudava o cristianismo há mais de 20 anos.
Infelizmente isto pareceu não dissuadir a jornalista que continuou a atacar Reza Aslan durante o resto da entrevista.  (Podem ler a historia original aqui.)
Diz-se que a internet não perdoa e este foi mais um caso que gerou uma onda de indignação no twitter onde várias pessoas decidiram usar a ashtag #foxnewslitcrit com perguntas que ecoam com as da jornalista da Fox News.
Desde a perguntas ao escritor do Grinch que era judeu (e portanto que sabia ele do natal) a perguntas a Shakespeare sobre se de facto ele teria ido a Veneza, a tag #foxnewslitcrit ficou recheada de frases, twitts e retwitts que revelam o estado da qualidade das nossas fontes de informação.
Em baixo deixo-vos alguns dos meus twits favoritos sobre a questão (podem ver a tag toda aqui). Algum que queiram acrescentar? 


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

0 leitores reagiram:

Que pensam Encruzilhad@s?