Será David Walliams o novo Roald Dahl?

David Walliams é conhecido pelos portugueses por ser um dos comediantes da série Little Britain, exibida na televisão mas ultimamente, no Reino Unido, o seu nome tem sido associado aos livros infantis que tem escrito e publicado.
Na realidade os livros e Walliams já venderam um número de exemplares tão elevado que a impressa se começa a questionar se o comediante-escritor não estará prestes a tornar-se o novo Roald Dahl.
Dahl é um dos mais aclamados escritores infantis e tem no seu reportório livros como Matilda, As Bruxas e Charlie e a Fábrica de Chocolate. Nascido em 1916, Dahl começou a sua carreira literária em 1943, carreira que se revelou prolifera e deu ás crianças de todo o mundo histórias fantásticas para ler.
Agora em 2013 Walliams parece estar a conseguir o mesmo efeito com os jovens leitores, os seus livros são ousados, divertidos e graças ao facto de serem ilustrados por Quentin Blake, o mesmo ilustrador das obras de Dahl, captam rapidamente a atenção dos leitores.
O primeiro livro do autor The Boy in the Dress conta a história de Dennis, um jovem que sonha tornar-se um jogador de football profissional mas que vê o seu sonho fugir-lhe das mãos quando perde a sua boleia para os treinos e a mãe, responsável pela sua nutrição, o obriga a comer taças de cereais mesmo sem ser ao pequeno almoço.
A crítica tem descrito os livros de Walliams como sendo o balanço perfeito entre comédia e assuntos que nos tocam profundamente no coração. Outra das técnicas do autor apontada pelos críticos é o uso de marcas reais, ao contrário de Dahl que as inventava, no entanto as marcas escolhidas são antigas e parecem remeter para a própria infância do autor.
Por aqui Encruzilhados, já estava na minha lista do para ler, ler um dos livros deste autor, apesar de, e devo confessá-lo não ter associado o nome do mesmo ao actor cómico. Assim sendo, espero em breve poder deitar as mãos a um destes livros que parece estar a conquistar o público mais novo.


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

1 leitores reagiram:

  1. Adoro Roald Dahl, não li David Walliams, ele chegou a pouco no Brasil. E não conheço o comediante.

    Fiquei curiosa =)

    ResponderEliminar