Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Sustos de Halloween!

Chegamos a Outubro, Encruzilhados! E com Outubro vem uma tradição que apesar de não ser portuguesa se tem infiltrado na nossa cultura graças a Hollywood. Falo, obviamente, do Halloween.
Aqui por terras de sua majestade já comecei a tratar de arranjar uns efeitos e estou seriamente a pensar assustar o meu colega de casa com aranhas que brilham no escuro. (Arrisco-me é a passar a noite na rua, por isso tenho de avaliar bem se valerá a pena a brincadeira!)
Contudo depois de uma rápida conversa com a Cláudia, esta comentou comigo que após os nossos posts sobre que livros não oferecer no dia da mãe e clássicos de natal, faria todo o sentido criarmos um post com os livros mais aterrorizadores a ler no já famoso Dia das Bruxas. 
Sou sincera Encruzilhados, os livros mais assustadores que já li foram os Arrepios. Isto porque foram os únicos livros de terror que já li. O terror não é um género que me fascine e depois das emoções fortes que passei na juventude com os Arrepios e a Estrada do Terror, decidi afastar-me do género.
Tudo isto tornou a busca pelos livros mais assustadores mais complicada mas hoje em dia com a internet nada é impossível. E é por isso, Encruzilhados, que após uma vasta pesquisa que vos garanto não incluiu a Wikipédia, vos deixo os cinco livros mais votados para se ler no Halloween. 

1) Drácula, de Bram Stoker
Drácula, o sinistro conde da Transilvânia, só pode ser morto por uma estaca espetada em pleno coração. Até que alguém consiga fazê-lo, porém, continuará a alimentar-se do sangue de inocentes, e estes, tornados mortos-vivos, passarão também a sofrer da insaciável sede de sangue. Mas como se conseguirá preparar uma armadilha a um monstro com vastos poderes e com a sabedoria dos séculos?


2) A Luz, de Stephen King
Jack Torrance vê-se forçado a aceitar um trabalho como zelador de Inverno do Overlook, um enorme hotel nas montanhas do Colorado, um lugar que queda absolutamente isolado pela neve entre Novembro e Março. Embora a vida nessas condições de isolamento não pareça fácil, para Jack é uma oportunidade perfeita para reconquistar a sua mulher Wendy e o seu filho Danny, e para retomar o seu trabalho de escritor. Mas a família não está exactamente sozinha no Overlook. Os terríveis acontecimentos que sucederam no hotel no passado vão-se assenhorando lentamente do presente dos seus novos ocupantes até os levar a uma situação aterradora, da qual talvez nenhum deles possa escapar...

3)Frankenstein, de Mary Shelley
Frankenstein conta a história de Victor Frankenstein, um jovem estudante, que a partir de corpos de seres humanos que obtinha em cemitérios e hospitais consegue dar vida a um monstro que se revolta contra a sua triste condição e persegue o seu criador até à morte.

Frankenstein foi adaptado inúmeras vezes ao cinema, mas a mais memorável imagem do monstro foi encarnada pelo actor Boris Karloff, em 1931, fazendo ainda hoje parte da cultura popular.

4)Antologia de Contos e Poemas, de Edgar Allan Poe
Nesta edição comemorativa dos 200 anos do nascimento de Edgar Allan Poe, o leitor poderá conhecer melhor, através desta pequena antologia de contos e poemas, a dimensão do génio literário deste mestre do macabro e do terror. Os contos escolhidos obedecem à ordem em que são referidos no estudo crítico inédito de D. H. Lawrence que os antecede. No seu estilo muito próprio, e numa perspectiva inovadora, o escritor inglês analisa os contos de Poe, como Ligeia, Eleonora ou Berenice, enquanto "histórias de amor". Baudelaire, além de ter traduzido Poe e acusado a sua influência, contribuiu para o seu reconhecimento em França e, por arrasto, nos Estados Unidos. Daí que se reproduza também aqui o seu texto sobre a vida e obra do americano, onde se pode ler como Baudelaire sentiu e deplorou a existência do infortunado poeta. A escolha dos poemas - três dos quais são traduzidos por Fernando Pessoa - não obedecem a outro critério senão ao de dar a conhecer ao leitor os que trouxeram maior notoriedade ao poeta, principalmente O Corvo, que surge aqui ilustrado pelo prodigioso Gustave Doré.

5) Salem's Lot, de Stephen King
Something strange is going on in Jerusalem's Lot ... but no one dares to talk about it. By day, 'Salem's Lot is a typical modest New England town; but when the sun goes down, evil roams the earth. The devilishly sweet insistent laughter of a child can be heard echoing through the fields, and the presence of silent looming spirits can be felt lurking right outside your window. Stephen King brings his gruesome imagination to life in this tale of spine tingling horror.



E após tudo isto, impõem-se uma pequena pergunta: Doçura ou Travessura?


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários

  1. Gostei da lista aqui apresentada! Terror é um dos géneros que mais gosto, apesar de não ser algo que leio com muita frequência.
    Por acaso no meu blogue também decidi fazer algo do género, mas está a sair um livro por dia, até dia 31 :)

    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  2. adorei a tua lista, eu pretendo ler um nessa noite, ainda não decidi é qual.
    quanto à partida tens de a fazer... é halloween :)

    ResponderEliminar
  3. Maria João: Obrigada! Não sou muito de partidas xD Sou mais o género de pessoa que dá os doces :D

    Nádia: Obrigada! :) A tua ideia está engraçada, lançar um livro por dia ajuda a entrar/compreender mais o género.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário