Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

E a minha resposta é: Será que os filmes de acção são mau para raparigas adolescentes?

Hoje enquanto passeava pelo site do The Guardian dei comigo a olhar feita parva para uma das suas notícias. Com o título Is teen romantic fiction bad for boys? o artigo, que podem ler aqui, explora a ideia que os romances para adolescentes são "maus" para os rapazes normais porque transformam todos os rapazes em modelos que, obviamente, estão em contacto com os seus sentimentos, são ricos e bem sucedidos. Isto faz com que os rapazes que são mais pesados, usem aparelho ou, de alguma forma, não se enquadrem nesta imagem se sintam mal consigo mesmos e que isso os poderá levar a acreditar que "nunca encontrarão ninguém".
A repórter acaba o artigo perguntando se os romances nos criam uma perspectiva errada dos homens ou se são uma maneira de afogarmos as mágoas por eles não serem assim?
Ora bem Encruzilhados, seguindo esta lógica eu pergunto: Será que os filmes de acção são mau para raparigas adolescentes? Ou até mesmo comédias românticas? Porque sejamos sinceros, por muito feia que eles queiram pôr a actriz principal ela nunca está tão feia quanto isso (não pelo menos na minha opinião) e mesmo que ela esteja feia há sempre maneira de a fazer bela e deslumbrante. E se queremos falar de actrizes pesadas em papéis principais, vamos a levantar duas mãos para as contar e mesmo assim acredito que nos sobrem dedos. E querem falar da representação oca de maior parte das mulheres nos filmes?
Compreendo que a repórter tenha querido chamar a atenção para um assunto que na realidade é importante, a imagem que os média projectam nos adolescentes e o peso que isso acarreta na sociedade de hoje mas a verdade é que as raparigas são muito mais danificadas pelas imagens projectadas dos mídia do que provavelmente os rapazes pelas imagens dos livros.
Que pensam, Encruzilhados? Será que estou completamente louca ou há alguma razão no que digo?


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários

  1. Creo que filmes de ação em que a protagonista é uma mulher são benéficos para as meninas, mas eles são raros. E além disso há poucas atrizes capazes de fazê-los.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, que estupidez! Fiquei parva perante tal artigo... não haverá coisas piores para as (e os, também) adolescentes? Tal como revistas com modelos photoshopadas até mais não e todo um ideal da sociedade apregoado por tudo o que é sítio? Enfim, enfim... fico sem palavras...
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário