Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Rentrée Literária - 20| 20

Esta é a altura do ano que mais esperamos, nós e todos os leitores que se prezem. Setembro marca a Rentrée e é o momento em que as editoras nos confessam os lançamentos que estavam fechados a sete-chaves até ao final do ano civil. Nós já estivemos a fazer contas à carteira, ao vencimento do mês que vem e ao espaço da estante, porque a 20| 20 não perdoa. Quem é que se junta e vem perder-se connosco às livrarias?




ELSINORE

Depois de Vozes de Chernobyl, A Guerra não Tem Rosto de Mulher e Rapazes de Zinco, a Elsinore prossegue a edição das obras de Svetlana Alexievich, Prémio Nobel de Literatura de 2015. Publicado inicialmente em 1985, As Últimas Testemunhas é um retrato inesperado da II Guerra Mundial, como também era o apresentado em A Guerra não Tem Rosto de Mulher. Desta vez a perspetiva é a das crianças que viveram a Guerra Patriótica da União Soviética contra a Alemanha Nazi, que em 1941 quebrou o Pacto de Não-Agressão e invadiu a Rússia. São cem histórias sem infância, tocantes e impiedosas, vividas num conflito que o olhar inocente da idade não soube entender.

No campo do ensaio, mais duas obras igualmente surpreendentes. Em Ódio à Poesia, o poeta e ensaísta norte-americano Ben Lerner tenta perceber por que razão a arte poética, o poema e o verso desencadeiam reações tão negativas junto dos leitores. «Poesia: que espécie de arte acomoda o desagrado do seu público e que espécie de artista se alinha em defesa de tal desagrado, até mesmo encorajando-o?», questiona-se Ben Lerner. A resposta possível surge nesta centena de páginas, que recolhem exemplos na História da Literatura e na sua experiência autoral.

Com o seu estilo inconfundível – lúcido e provocatório –, Slavoj Žižek escreve sobre o que simboliza hoje, cem anos depois, a figura do principal líder da Revolução Russa e o impacto da sua doutrina ao longo do século XX. Lenine 2017 reúne dois grandes estudos do filósofo esloveno (um a abrir, o outro a fechar) e um conjunto de escritos do próprio Lenine (ensaios, memorandos e cartas).

Merecedor de destaque é também a reedição, em setembro, dos dois ensaios de Yuval Noah Harari publicados pela Elsinore. Sapiens: História Breve da Humanidade e Homo Deus: História Breve do Amanhã figuram há meses nas principais listas de bestseller e chegam agora, respetivamente, à sexta e à terceira edições.

Na ficção, dois romances de língua inglesa. De Inglaterra, o quinto (e mais recente) romance de Helen Oyeyemi, autora da coletânea de contos O Que não É Teu não É Teu (Elsinore, 2016). Rapaz, Neve, Ave é a surpreendente recriação do conto infantil A Branca de Neve, transposto para uma pequena cidade do Massachusetts. Dos Estados Unidos da América, Um dos Nossos é o primeiro (e aclamado) romance de Daniel Magariel, história centrada na relação claustrofóbica e violenta de um pai com os seus dois filhos.
 
CAVALO DE FERRO

Livros resgatados ao esquecimento, reedição de clássicos da Literatura Mundial e apostas em grandes autores da América Latina e do norte e centro da Europa marcam a rentrée da Cavalo de Ferro. Adolfo Bioy Casares, Alexander Kielland, Elias Canetti, Halldor Laxness, Ivo Andrić, Juan Rulfo, Julio Cortazár, Luigi Pirandello, Magda Szabó, Marc Ferro, Mark Twain e Urbano Tavares Rodrigues.

Elias Canetti é um dos autores em destaque na rentrée de 2017 da Cavalo de Ferro. Logo em setembro são lançados dois dos mais significativos títulos do romancista e ensaísta de origem búlgara, nascido em 1905 e falecido em 1994. Massa e Poder, agora em segunda edição, foi considerado em 2014 um dos livros do ano pelos jornais Expresso e Público. Para analisar o homem e a sociedade ao correr dos séculos, Elias Canetti conjuga várias áreas do saber, desde os mitos às posturas corporais do homem, passando pela inflação e o moderno sistema parlamentar. Igual erudição sobressai em A Consciência das Palavras, coletânea de ensaios em que Canetti passa em revista autores de referência da Literatura, Filosofia e Política do século XX.

Na ficção, três escritores de peso. Julio Cortázar, com Octaedro, um dos livros de contos mais emblemáticos do escritor argentino. Como o próprio título sugere, reúne oito histórias curtas. Nos interstícios da realidade nascem aventuras improváveis: um rosto refletido numa janela que desencadeia um sentimento amoroso, mortos que voltam a morrer, personagens irreais que procuram dolorosas mentiras. Publicado originalmente em 1974, está inédito em Portugal.

O centenário do nascimento de Juan Rulfo tem sido um excelente pretexto para se regressar à obra de um dos mais influentes escritores do século XX. Depois do relançamento de Pedro Páramo e A Planície em Chamas, já nas livrarias, em setembro será publicada a edição mais recente, completa e rigorosa de O Galo de Ouro, com fixação do texto corrigida pela Fundação Juan Rulfo. O volume é enriquecido com vários ensaios introdutórios.

Com A Porta a Cavalo de Ferro dá início à publicação dos romances de Magda Szabó, nome central da Literatura Húngara, de quem também se celebra, em 2017, o centenário do seu nascimento, os dez anos da sua morte e os trinta desta ficção. A Porta foi a obra que projetou Magda Szabó internacionalmente no início dos anos 2000, em parte devido ao Prémio Fémina que recebeu em França. A recente tradução inglesa, prefaciada por Ali Smith, voltou a chamar a atenção para esta escritora singular que chegou a ser considerada «inimiga do Estado» por não seguir o Realismo Social imposto pelo regime, acabando impedida de publicar durante dez anos. Escrito em tom confessional e vagamente autobiográfico, A Porta narra a estreita relação que se estabelece entre duas mulheres na Hungria do pós-guerra: Magda, uma jovem escritora, e a sua empregada, Emerence, uma camponesa analfabeta.

  
TOPSELLER

Estreia também para a britânica C. L. Taylor, autora de thrillers psicológicos traduzidos em mais de 20 línguas. Em Fuga é um thriller perturbador e vertiginoso, onde um simples pedido de boleia se irá transformar, rapidamente, num pesadelo.  
Do carro, para o comboio, saltamos para o primeiro livro do catálogo no género Terror, e o primeiro editado sob a nova subchancela da Topseller, pensada para o público jovem adulto, Topseller#Bliss. O Comboio Errado, do britânico Jeremy de Quidt, é um livro inovador e de provocar arrepios.
Também presença inédita no catálogo, Benjamin Alire Saénz oferece, em A Lógica Inexplicável da Minha Vida, um olhar intenso sobre a vida emocional dos jovens na entrada para a idade adulta. Alire Saénz é um aclamado poeta e um escritor multipremiado, e os seus livros já lhe valeram, entre outras distinções, o American Book Award, o PEN/Faulkner Award, o Stonewell Award e o livro de honra do Michel L. Print Award.
Para os amantes da literatura fantástica, Normal é o livro a não perder. «Normal olha para o abismo e encontra o futuro.» - The New York Times. Warren Ellis é um escritor, guionista e autor de banda desenhada inglês. Em setembro, chegam ainda às livrarias, entre outros: Jennifer Ashley, com A Mulher Perfeita para o Duque (Ficção Romântica), Lisa Renee Jones, com Perdida em Mim (Romance Erótico), Coleen Oakley, com Perto de Mais (Ficção Romântica), James Patterson, com Private Paris (Policial), Elizabeth Chadwick, com Leonor de Aquitânia: O Trono do Outono (Romance Histórico)


VOGAIS

Setembro é um mês no qual as obras de não-ficção ganham especial relevo, com destaque para: Vidas Frágeis, Delírio Total: Hitler e as Drogas no Terceiro Reich, Os Diários da Princesa, de Carrie Fisher, e Miguel& Sinatra: Uma Amizade Especial.

Delírio Total: Hitler e as Drogas no Terceiro Reich, de Norman Ohler, é um dos livros mais cativantes de não-ficção editados em 2017, em Portugal. Romancista premiado, argumentista e jornalista alemão, Ohler passou cinco anos a pesquisar para Delírio Total em numerosos arquivos na Alemanha e nos Estados Unidos, e falou com testemunhas, historiadores militares e médicos. Delírio Total: Hitler e as Drogas no Terceiro Reich é, por isso, o resultado de uma investigação meticulosa que expõe uma perspetiva surpreendente da Segunda Guerra Mundial: a elevada dependência de drogas da Alemanha nazi.  O uso promíscuo de drogas, inclusive ao mais alto nível, também afetou a tomada de decisões, com Hitler e o seu séquito a refugiarem-se em cocktails de estimulantes potencialmente letais, administrados pelo médico Theo Morell, incapazes de reverter o curso da guerra, que se virava contra a Alemanha. Embora as drogas por si só não possam explicar as tóxicas teorias raciais dos nazis ou os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, esta descoberta leva-nos a ver os crimes de guerra cometidos contra a humanidade a uma nova luz. Delírio Total é, assim, uma peça crucial para entendermos a História mundial.

Carrie Fisher, a eterna Princesa Leia na série Star Wars, faleceu em Dezembro de 2016, deixando uma legião de fãs do cinema, e da Saga Star Wars em particular, em estado de choque. Mas antes de partir, Carrie Fisher deixou este divertido, hilariante e memorável Os Diários da Princesa, livro que proporciona uma visão perspicaz do tipo de estrelato que poucos alguma vez viverão.
Os excertos partilhados n’Os Diários da Princesa são uma lembrança íntima e reveladora do que aconteceu no set de um dos mais famosos filmes de sempre — e o que se passou nos bastidores. É também uma reflexão sobre as alegrias e a loucura da celebridade, e o absurdo de uma vida nascida na realeza de Hollywood, ultrapassada pela sua própria realeza numa galáxia distante.


Vidas Frágeis, um livro poderoso e incrivelmente tocante, que proporciona uma visão excecional de como é sentir o coração de alguém nas mãos. O autor, Stephen Westaby, é reconhecido por ter sido o primeiro cirurgião cardiotorácico a adaptar um novo tipo de coração artificial para um paciente, mostrando que os humanos não necessitam de pulsação na sua circulação.
Miguel&Sinatra: Uma Amizade Especial é, também ele, um livro especial. A vida de Miguel podia ser mais uma história de amizade entre uma criança e o seu cão. Mas é muito mais do que isso. A vida de Miguel é uma emotiva história de superação aqui contada pela mão da jornalista Mónica Menezes e por relatos na primeira pessoa dos pais e de outros protagonistas que contribuíram para que Miguel seja, hoje, feliz.

NASCENTE

LAGOM (pronuncia-se law-gum) não é apenas uma palavra difícil de pronunciar. É o segredo que explica o estilo de vida dos suecos: consciência social, moderação e sustentabilidade: a medida exata, o valor justo, o suficiente. Uma forma de ver a vida que tornou a Suécia, segundo o Fórum Económico Mundial, o melhor país em praticamente tudo.  Lagom: A Arte Sueca para uma Vida Equilibrada é um livro prático onde todos podem aprender esta filosofia de vida.

E, mantendo o tema da frugalidade, há mesmo quem defenda que é no minimalismo que encontramos a felicidade. Fumio Sasaki nasceu em 1979, em Kagawa, no Japão. É coautor do blogue Minimal & ism, sobre o minimalismo, e vive segundo os seus preceitos, num apartamento de 22 metros quadrados, em Tóquio, mobilado apenas com uma pequena caixa de madeira, uma secretária e um colchão desdobrável. Sasaki não é um guru do minimalismo, é apenas uma pessoa normal que levava uma vida stressante e se martirizava com a constante comparação com os outros. Até que um dia decidiu mudar de vida, dizendo adeus a todas as coisas que acumulou durante anos, mas das quais efetivamente não precisava. Em Adeus Coisas, o autor partilha a sua experiência pessoal com o minimalismo, revelando dicas sobre o processo e mostrando como este movimento pode transformar o nosso espaço e, principalmente, enriquecer a nossa vida.


OUTUBRO
**

ELSINORE

Em outubro, três ficções de outras tantas geografias e idiomas. How To Be Both, o romance mais galardoado de Ali Smith, que recebeu o Baileys Women's Prize for Fiction, o Goldsmiths Prize e o Costa Book Awards, tendo sindo finalista do Folio Prize e do Man Booker Prize. Nele se confrontam as perspetivas muito diversas de duas personagens: a de uma rapariga de 16 anos da Cambridge dos nossos dias e a do pintor renascentista Francesco del Cossa.

De Samantha Schweblin, o seu primeiro romance, Distância de Segurança. Nascida em Buenos Aires, em 1978, a escritora argentina começou por se destacar no conto, enquanto herdeira e renovadora dos grandes mestres do seu país (Jorge Luís Borges e Julio Cortázar). Distância de Segurança é um romance de mães e filhos, terrores e almas transmigradas, tudo cosido com uma força narrativa que conquista do leitor desde a primeira página.

Da Dinamarca chega o terceiro romance de Josefine Klougart. Um de Nós Dorme foi finalista do Nordic Council Literatura Prize e muito bem-recebido pela crítica. Perda, dor, lamento, esperança e redenção conjugam-se numa viagem pela vida de uma mulher. Sem cronologia linear, vai do presente para a sua infância, das paixões à maternidade.

Na área da não-ficção, a Elsinore lança em outubro O Que se Vê da Última Fila, de Neil Gaiman. Conhecido pelas suas inúmeras criações no romance, cinema e BD, Gaiman revela-se um espectador apaixonado e um crítico arguto. Esta coletânea de textos dá ainda a conhecer as suas paixões, influências e opções artísticas, com passagens por Bradbury, Dave McKean, Lou Reed, Lovecraft, Poe, Rudyard Kipling, Stephen King, Tolkien e Wells.


CAVALO DE FERRO

Em mês de outro centenário – o da Revolução Russa de 1917 – a Cavalo de Ferro recupera Viagem à União Soviética, de Urbano Tavares Rodrigues, publicado em 1973 (primeira e segundas edições) e 1974 (terceira edição, depois do 25 de Abril) e desde então esquecido. Nestas páginas lê-se a crónica de uma descoberta, de um entusiasmo (com a ideologia comunista), de uma lucidez (na observação) e de uma enorme independência de espírito. O volume é prefaciado por José Neves, historiador e estudioso do século XX. 

Outubro é, de resto, mês para grandes reedições, incluindo as de três autores distinguidos com o Prémio Nobel de Literatura: Ivo Andrić, com A Ponte sobre o Drina; Halldór Laxness, com Gente Independente e O Sino da Islândia; e Luigi Pirandello, com Um, Ninguém e Cem Mil.

De regresso às livrarias estará ainda Adolfo Bioy Casares, engenhoso escritor argentino, um dos mais importantes do século XX, vencedor de inúmeros prémios nacionais e internacionais. Novas edições de O Sonho dos Heróis e Plano de Evasão. De Alexander Kielland, nome maior da Literatura Escandinava, a Cavalo de Ferro publica Garman & Worse – Um romance norueguês. Anticlerical, pró-feminista, crítico e cheio de sentido de humor, este romance – o primeiro do autor – retrata duas famílias e as suas relações humanas e sociais.


TOPSELLER

Sem batalhas épicas, mas com muito amor no ar, chegam às livrarias os romances Estou Aqui, da autora francesa Clélie Avit, traduzido em mais de 25 países, e A Livraria dos Destinos, da britânica Veronica Henry. Matt Haig vai surpreender com o muito elogiado Como Parar o tempo, já vendido para 24 países. Como Parar o tempo é uma história original e emocionante sobre perder e encontrar-se e sobre os erros que estamos condenados a repetir. É sobre as vidas que podemos levar a aprender a viver. E o desejo de esquecer.
O Policial e o Thriller, géneros tão caros aos leitores portugueses, estarão muito bem representados pela americana Riley Sager, com o super elogiado Vidas Finais: As Sobreviventes, pelo sueco Håkan Nesser, com A Próxima Vítima, o multipremiado islandês Ragnar Jónasson, com Noite Cega, e o britânico M.J. Arlidge, com Mal Me Quer.

VOGAIS

A ressalva é feita logo no título: Isto Não É Um Livro de Receitas. Depois de Com o Humor Não Se Brinca, livro que reúne entrevistas aos principais humoristas portugueses e que resultou no podcast mais popular da atualidade, o jornalista Nelson Nunes volta à carga, desta vez com um livro que reúne conversas com vários chefs portugueses, ou a trabalhar em Portugal, todos galardoados com estrelas Michelin. Susana Felicidade, Rui Paula, José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Marlene Vieira, Vítor Sobral e tantos outros chefs levam-nos até ao fascinante mundo da gastronomia que se pratica em Portugal, revelando as suas técnicas, preferências e rivalidades.
Holocausto: Uma Nova História. Perde-se a conta aos livros que já foram escritos sobre o Holocausto. A credibilidade do autor revela-se, por isso, essencial no momento da escolha. Laurence Rees, que passou 25 anos a entrevistar sobreviventes e responsáveis pelo Holocausto, é um dos poucos a quem se pode atribuir genuína fiabilidade nos factos que apresenta. Elogiada pelos pares, a nova obra do historiador britânico, Holocausto: Uma Nova História, conjuga esses testemunhos com a mais recente pesquisa académica sobre o tema, apresentando o primeiro relato acessível e fidedigno do Holocausto em mais de três décadas. Nesta verdadeiramente nova e inédita história do Holocausto, Rees cria uma narrativa vertiginosa que contém testemunhos nunca antes divulgados, enquadrando-os no contexto da análise do processo de decisão do Estado Nazi. Contudo, não cinge o seu estudo ao universo alemão, abrangendo todos os protagonistas que participaram nas perseguições e mortes e espalharam o horror por todo o continente europeu, não apenas entre os judeus, mas incluindo homossexuais, ciganos e deficientes.



NOVEMBRO
**

ELSINORE

Mais ficção no final do ano editorial da Elsinore. A Dança do Rapaz Branco, de Paul Beatty, autor de O Vendido, vencedor do Man Booker Prize do ano passado. Neste primeiro romance do escritor norte-americano já estão presentes os ingredientes que o têm singularizado no contexto da Literatura anglo-saxónica: escrita versátil, do erudito ao calão, humor subtil e inesperado, e uma atenção especial aos temas da raça e da condição afro-americana. Num passe de dança, um rapaz muda-se de Santa Monica para Los Angeles e do anonimato para a fama. Mas, como se sabe, nada dura para sempre.

Também do universo anglo-saxão, mas do País de Gales, Cynan Jones volta a mostrar a sua delicadeza literária em A Baía. Apanhado numa tempestade e fulminado por um relâmpago, um homem tenta regressar a terra e perceber quem é. Parágrafos curtos, frases esculpidas, indagação da alma.

Antes do seu primeiro romance, Yoro, vencedor do prestigiado Premio Sor Juana Inés de la Cruz, da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, Marina Perezagua lançou dois volumes de contos, Criaturas Abisales e Leche, que estão na base da antologia que a Elsinore publicará em novembro. Histórias curtas de amor e ódio, desejos e medos ancestrais. 

Por último, no ensaio, o olhar sempre esclarecido e conhecedor de Noam Chomsky sobre os desafios do nosso tempo. A ascensão do neoliberalismo, a crise dos refugiados e as últimas eleições americanas são alguns dos temas abordados nas entrevistas reunidas em Optimism over Despair.


CAVALO DE FERRO

A duração imprevista da Primeira Grande Guerra, a afirmação do nazismo, o extermínio dos judeus, o Maio de 68, a queda do Comunismo, os ataques de 11 de Setembro de 2001, a crise financeira do subprime de 2008, a ascensão do islamismo radical: por que razão somos tão cegos perante a realidade? Os indícios estão lá, mas o olhar não atenta. É sobre esta incapacidade de ler o passado, o presente e o futuro que se debruça Marc Ferro, um dos grandes historiadores do nosso tempo. A Cegueira propõe uma outra história do nosso mundo para percebermos por que razão assistimos incrédulos ao despoletar de crises, ao eclodir de tragédias e ao desenrolar de convulsões sociais, sem que líderes políticos e cidadãos comuns consigam ver e interpretar os factos que, contudo, se repetem diante dos seus olhos.

O destaque dado à obra de Elias Canetti é retomado em novembro com o primeiro volume da trilogia A Língua Resgatada. Relato autobiográfico, dá a conhecer a educação típica de um jovem nascido numa família de judeus sefarditas. O cruzamento de incidentes privados e acontecimentos mundiais faz deste livro um autêntico fresco das primeiras décadas do século XX. 

Excertos dos Diários de Adão e Eva, reunião de dois divertidos contos humorísticos de Mark Twain, encerra o ano editorial da Cavalo de Ferro.


TOPSELLER


Depois de Fialho Gouveia, Biografia Sentimental, homenagem a seu pai, e os bem-sucedidos romances históricos D. Francisca de Bragança, A Princesa Boémia, As Lágrimas da Princesa, Inês, Sob os Céus do Estoril e Um Romance entre Espiões no Estoril da II Grande Guerra, Maria João Fialho Gouveia, inspirada num dos mais importantes episódios da História política de Portugal, traz-nos Maria da Fonte, Rainha do Povo.


Chris Carter e Tom Fox regressam com novos e intensos thrillers e a temperatura vai aquecer com novo romance erótico de Lisa Renee Jones. Novos nomes na literatura fantástica, romântica e traduzida vão encerrar o ano editorial com boas surpresas.

  
VOGAIS


O espaço nas prateiras, das lojas e das cozinhas, nunca é demais para sugestões de fazer crescer água na boca. Aqui ficam algumas que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos: Snacks Energéticos; Dieta Alcalina: Plano para uma Vida Mais Saudável; Grão a Grão: Técnicas e Receitas para Cozinhar com Super Grãos; 500 Receitas com Poucos Hidratos; 500 Receitas para as Crianças Fazerem; A Cura Alcalina: O Plano alimentar Rejuvenescedor em Apenas 14 dias.  



INFANTOJUVENIL ­— SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO

**
FÁBULA


Um dos grandes destaques é o lançamento de um clássico da literatura infantil, escrito e ilustrado por Judith Kerr, uma das autoras mais admiradas e populares no Reino Unido. Mog é uma coleção dirigida ao público pré-escolar, protagonizada por uma gata muito distraída e brincalhona. Até novembro serão editados quatro títulos: Mog, a Gata EsquecidaMog e o BebéMog e o Coelhinho e O Natal da Mog.

Nesta rentrée, a Fábula prossegue a publicação de outro nome maior da literatura infantil, Dr. Seuss, autor publicado em mais de 30 línguas. Oh, Até onde tu podes chegar foi a último obra que o escritor norte-americano publicou em vida. Pela sua mensagem inspiradora transformou-se no livro que se oferece a todos os finalistas do ensino secundário dos EUA. De Dr. Seuss, vencedor de inúmeros prémios, incluindo o Pulitzer, publica-se ainda Um Peixe, Dois Peixes, Peixe Encarnado, Peixe Azulado, com rimas e brincadeiras à volta de animais de todos os feitios.

Na coleção «Tesouros da Literatura», que tem como objetivo recuperar grandes clássicos de autores nacionais e estrangeiros, quatro obras de todos os tempos e para todas as idades: Contos Escolhidos de Oscar WildePeter Pan, de J. M. BarrieAs Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, e Annie, de Thomas Meehan.

Mais lançamentos, também, na coleção Pé de Pato, dedicada a textos curtos para pequenos leitores (contos, fábulas, poemas, lengalengas, rimas e adivinhas). Há Dias Assim, de Margarida Fonseca Santos, com uma história sobre os laços fortes que se criam entre homens e animais; Giganteiras Miniaturas, de José Dias Pires, com criaturas fantásticas e surpreendentes; e Vinte Fábulas de La Fontaine, de José Jorge Letria, com a recriação de algumas histórias muito conhecidas do escritor francês.

De regresso às livrarias, a série Matilde, de Mary Katherine Martins e Silva, vai continuar a acompanhar o crescimento dos mais novos. Depois dos primeiros quatro números da coleção, lançados no primeiro semestre, saem nos próximos meses dois livros: Matilde Descobre a Arte e Matilde Tem Muitos Amigos. Cada volume incluiu um guia para pais, escrito pela autora, com sugestões para uma abordagem mais divertida e interativa da história.

Entre muitos outros lançamentos, destaque-se, ainda, Ter um Irmão É, de Lara Xavier (textos) e Paulo Galindro (ilustração), que surge na sequência de Ter uma Irmã É, editado em maio deste ano. O espanto, a amizade e rivalidade entre irmãos continua, agora com novas aventuras. E os álbuns ilustrados O Urso e o Piano, de David Litchfield, e Há um Tigre no Jardim, de Lizzy Stewart, ambos vencedores do Prémio de Melhor Livro Ilustrado da Waterstones. 


BOOKSMILE

Viajamos já até novembro para anunciar um dos grandes lançamentos de 2017. Dia 07 de Novembro chega às livrarias o 12.º livro de O Diário de um Banana, coleção muito perto de atingir o redondo número de 1 milhão de exemplares em Portugal. O Diário de um banana 12: Põe-te a Milhas irá, sem dúvida, escalar o Top de vendas nacional, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos. Afinal de contas, o Greg rula!

E se o Greg decide pôr-se a milhas, já O Bando das Cavernas diz presente. Com o lançamento de O Bando das Cavernas 19: Que Susto!, a coleção imaginada por Nuno Caravela (texto e ilustração) tem-se revelado um verdadeiro sucesso entre as crianças, somando já 240 mil exemplares. Entre muitos outros lançamentos, LEGO, As Aventuras da Ladybug e Minecraft são algumas das importantes licenças que também ganham vida nos livros até ao Natal. Com carimbo português, chegam ainda às livrarias Aqui dél Rei: Todos os Reis de Portugal num Só Livro, de Paula Fernandes, e Vamos Conhecer os Alimentos
, da nutricionista Mariana Abecasis.

Comentários