Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: Irmã de Neve, de Maja Lunde

 Maja Lunde relembra os leitores da importância do sentir e da vulnerabilidade (de pedir ajuda e de não nos perdermos dentro de nós). As ilustrações de Lisa Aisato são mágicas, pormenorizadas, e cheias de elementos intricados. São quadros dentro da história e deslumbram per si. 


Irmã de Neve
de Maja Lunde, Ilustração: Lisa Aisato
Tradução: João Reis

Sinopse: As premiadas autora Maja Lunde e ilustradora Lisa Aisato criaram uma história inesquecível em 24 capítulos. Brilhante e triste, cheio de mistério, neve e surpresas - este sumptuoso livro ilustrado será um favorito instantâneo da família e uma tradição de férias para amantes de livros de todas as idades.
É quase véspera de Natal, dia de aniversário de Noel. Costuma ser o melhor dia do ano: sabe-lhe bem ver a árvore de Natal enfeitada e iluminada, sentir o cheiro a clementinas e bolachas que se espalha pela casa e aquecer-se à lareira. Contudo, este ano nada é como costumava ser. O Noel e a sua família estão muito tristes, porque a Juni, a irmã mais velha do Noel, morreu e ele acredita que em sua casa o Natal será pura e simplesmente cancelado.

Um dia, o Noel conhece a Hedvig, uma rapariga cheia de alegria de viver. Ela lembra-lhe que o Natal pode ser uma celebração fantástica, e ele começa a acreditar que, afinal, este ano sempre poderá haver Natal. Mas a casa da Hedvig está envolta em mistério. Quem é o senhor idoso e estranho que está sempre a aparecer por lá? Que segredos esconde a Hedvig?

Esta história de Natal revive o ambiente mágico que associamos a Um Cântico de Natal, de Charles Dickens, e aos contos de H.C. Andersen.

Irmã de Neve é mais do que um livro sobre o Natal. É sobre amizade, amor fraternal, união em família e aceitação da impiedade da morte que ameaça toda felicidade. Tudo isso é tecido em uma fábula que brilha com a vontade de deixar a vida sair vitoriosa.
 
Edição/reimpressão: 2022
Páginas: 188
Editora: Baduga Books

Rating: 5/5

Acabei este livro mesmo no fim do ano, e não podia deixar de vos falar dele. A Irmã de Neve traz um quentinho ao coração, ao mesmo tempo que nos incita a olhar para dentro e reavivar a essência do Natal e da familia, a repensar o significado da quadra.Não traduz a narrativa típica da época, mas conduz-nos à realidade de muitos lares, onde as ausências pesam e a construção das memórias ao longo dos anos se vai tornando parca e translúcida. As famílias constroem-se de momentos e através do amor. E também da insistência, para que a cumplicidade e a comunicação não se percam.

Maja Lunde relembra os leitores da importância do sentir e da vulnerabilidade (de pedir ajuda e de não nos perdermos dentro de nós). As ilustrações de Lisa Aisato são mágicas, pormenorizadas, e cheias de elementos intricados. São quadros dentro da história e deslumbram per si. 

A Anastasia da Baduga traz-nos sempre histórias muito especiais, e esta supera as expectativas. Para acabar de ler, abraçar, e relembrar aqueles de quem gostamos que nos são importantes.

Banda sonora enquanto escrevo: Merry-Go-Round of Life, de "Morunas" 
  –
 Cláudia

Sobre a autora:
Maratonista de bibliotecas, a Cláudia lê nos transportes públicos enquanto observa o Mundo pelo canto do olho. Defensora da sustentabilidade e do voluntariado, é tão fácil encontrá-la envolvida num novo projeto como a tagarelar sobre tudo e mais alguma coisa. É uma sonhadora e gosta de boas histórias, procurando-as em cada experiência que vive.

Comentários