Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Hana por Lauren Oliver

Hana
de Lauren Oliver
Apenas disponível em ebook
Edição ebook: 2012
Páginas: 64
Editor: HarperCollins Publishers
Resumo:
No mundo de Delirium, o amor é uma doença. E como os jovens de 18 anos, Lena e Hana tem de ser curadas.
No início do seu último verão de liberdade, elas eram as melhores e mais chegadas amigas. Até que Hana tomou uma decisão que as separou... Em Delirium, ouvimos Lena. Agora chegou a vez de Hana contar a sua versão da história. E nada é o que parecia à primeira vista.
Hana é uma história poderosa, comovente e bela criada como short-story e apenas disponível para e-book. E a reviravolta final deixará todos com o coração nas mãos.

Rating: 4/5

Comentário:
Quando lemos o Delirum em Setembro de 2011, eu um pouco mais tarde que a Cláudia, ficamos completamente empolgadas para ler a sua sequela Pandemonium, que saiu este mês e mal podíamos esperar para começar a riscar os dias do calendário para sabermos mais da história de vida de Lena. Foi então que como por magia, a Cláudia descobriu que a Lauren Oliver ia lançar o Hana em Fevereiro e mais, que a MTV o ia oferecer para download no Dia dos Namorados, foi assim que ansiosamente esperamos o aparecimento do Hana e fizemos o seu download.
A nossa ideia era lermos o Hana juntas mas devido às nossas vidas pessoais, acabei por o ler primeiro e como a Cláudia já tinha comentado o Delirum, pareceu-nos bem que eu comentasse o Hana. E agora que a parte comprida desta história acabou vamos ao que interessa.
Não é fácil comentar o Hana sem estragar o Delirum, porque as histórias são uma e a mesma, apenas contada de pontos de vista diferentes. Tal como o resumo diz, Lena e Hana moram num mundo onde o amor é considerado uma doença e o mal maior da nossa sociedade. Foi o amor que gerou traições, que gerou conflitos e que fez com que a nossa sociedade quase se destruísse.
Felizmente o governo descobriu uma operação que ao ser realizada faz com que as pessoas deixem de amar. Esta operação é feita a todos os jovens quando eles chegam aos 18 anos. Em Delirum seguimos Lena e os seus pensamentos à medida que a data se aproxima. Em Hana seguimos Hana, a mais popular das duas amigas e a mais rebelde, há medida que esta faz as suas escolhas e vê a sua vida, como a conhece, a chegar a um fim.
Devo confessar que quando acabei de ler o e-book estava um pouco chateada com a Hana e com a maneira como ela estava a tratar a Lena, mas tal como a Cláudia me recordou, nós já conhecíamos bem a Lena e sabíamos os seus pensamentos mais íntimos. Sem acesso a esses pensamentos, as dúvidas que assaltam Hana e os seus medos são justificados. 
Foi bastante interessante rever esta história e vê-la por outros olhos, ver o que alguém que não sabe o que a Lena sente acha dela e de ver como as outras pessoas a vêem. Acrescentado história nova, sem no entanto se desviar da narrativa que conhecemos, Hana torna-se uma ferramenta vital para percebermos a verdadeira dimensão do mundo Delirum.
Sem dúvida um must-read para todos aqueles que já leram Delirum e adoraram!
  • De momento, Abril 2012, este e-book apenas está disponível em inglês. 
  •  De Lauren Oliver lemos também Delirum.

Comentários

  1. Eu também gostei muito desta short-story! Normalmente não acho muita piada a contos, porque quando começa a desenvolver, acaba...! mas adorei o "Hana" ai ai mal posso esperar pelo Pandemonium! :P

    ResponderEliminar
  2. Onde posso encongtrat o pandemonium em portugues, por favor!!!???

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    A saga Delirium ainda não saiu em Portugal, logo por aqui não existem os livros em português. Os que tenho lido, tenho lido em inglês, e tirando as shorts que são e-books, tenho lido sempre os livros físicos por isso não posso ajudar :/ Desculpe :(

    ResponderEliminar
  4. Olá, boa tarde. Sei que é antigo esse post, mas meu Deus, alguém saberia me dizer onde encontro esse livro para download em português? To muito louca pra ler... Obrigada desde já.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário