Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Ler quando não nos apetece ler

Já todos tivemos alturas na nossa vida em que não nos apetece ler mas ao mesmo tempo apetece. Esta situação peculiar pode dever-se a vários factores, em mim, a causa mais comum é leitura em excesso. Isto é, quando leio muitos livros de seguida e não faço mais nada no meu tempo livre. Para a Cláudia, o comum é quando ela começa a sentir que está a ler por obrigação e não por gosto.
Quando isto acontece o que normalmente faço é parar de ler por uns tempos e concentrar-me noutros dos meus hobbies. Seja navegar na internet, ver filmes, séries ou simplesmente passear. No entanto, aqui há uns dias atrás encontrei uma lista de coisas a fazer quando nos encontramos nesta situação pelo utilizador bookprince.
Assim sendo, decidi partilhar esta lista convosco. Podem ler o artigo original aqui e ler a nossa versão traduzida/adaptada abaixo.


1. Relaxa
Não faz mal que não te apeteça ler! Fazer a mesma coisa, vezes sem conta torna-se aborrecido por isso não te sintas mal se não quiseres ler. Todos temos alturas em que não nos conseguimos embrenhar nos livros, ou em que simplesmente não nos apetece ler nada.

2. Lê um bestseller
Há um motivo pelo qual os bestsellers se chamam bestsellers. Há algo nesses livros que faz com que muitas pessoas os queiram ler, por isso não há nada como pegar num e tentar. Podes sempre dar uma vista de olhos à New York Times bestsellers list para dscobrir os últimos bestsellers.

3. Lê fan-fiction
Se não queres ler um livro inteiro, ou se te apetece ler mais daquele livro fantástico que acabaste de ler, não há nada como ler fanfiction. 
Ki: Existem milhares de sites onde se pode encontrar fanfiction e um dos mais usados/controversos é o fanfiction.net .

4. Re-lê um dos teus livros favoritos
Esta é uma boa ideia se queres retornar à leitura mas não pareces conseguir concentrar-te nas páginas. Como já conheces o enredo e as personagens é mais fácil deixar que as palavras fluam.  

5. Saí da tua zona de conforto!
E que tal ler um livro de um género diferente? Se normalmente só lês distópia YA e que tal tentar um livro de fantasia? Se adoras ler romance contemporâneo e que tal ler um livro de terror? Se tudo isto falhar e que tal ir a uma loja de caridade/feira de livros usados e trazer um livro completamente desconhecido e mergulhar de cabeça? 
 
6. Ouvir um áudio-livro
Os livros áudio podem ser comprados em várias lojas on-line, através do iTunes e do audible da Amazone. Existem também algumas bibliotecas nos quais os podem requisitar. Agora quer estejas a lavar a loiça, limpar a casa, à espera do autocarro ou a tentar adormecer só tens que ouvir. E se tiveres a sorte de apanhar um bom narrador verás como a história ganha vida.  
Ki: Pessoalmente adoro as adaptações da BBC, que no fundo são mais rádio novelas que leituras de livro, mas a vantagem é que trazem os sons todos e temos várias personagens em vez de apenas um narrador. Podem ler mais sobre audio-livros aqui.

7. Lê um livro pequeno
E que tal encontrar um livro mais pequeno que os que costumas ler ou um livro YA ou juvenil com uma acção rápida? Estes livros são normalmente mais fáceis de ler por isso lêem-se mais depressa fazendo com que rapidamente acabe a fase de não apetecer ler.  

8. Arranjar um companheiro de leitura
Telefona a um amigo e pergunta-lhe se não quer ler um livro ao mesmo tempo que tu (ou quem sabe até o mesmo livro). Se não tiveres amigos que leiam, existem vários grupos de leitura conjunta no GoodReads aos quais te podes juntar. Provavelmente vais querer acabar de ler o livro antes do teu amigo e isso vai-te impulsionar para leres mais depressa, isto não só vai gerar uma competição saudável como depois te vai dar alguém com quem comentares o livro (caso leiam o mesmo).
Ki: Podem clicar aqui para ver um dos grupos de leitura do GoodReads que conheço.

9. Criar um objectivo diário
Queres ler 50 páginas por dia? Ou talvez 20 minutos antes de aulas começarem ou ires para o trabalho? Talvez meia hora antes de dormir? Quer decidas ter um objectivo em páginas ou em tempo esta é uma maneira fantástica de te motivares e teres uma rotina de leitura.

10. Fazer uma pausa
Se estás mesmo cansado de ler e nada te ajuda de momento, faz uma pausa da leitura. Não precisas de ler 24 horas por dia, sete dias por semana, é cansativo, e além do mais já é fantástico que leias visto que muitas pessoas não o fazem. Faz algo diferente com o teu tempo livre, vê séries na televisão, escreve críticas a livros, vai passear num parque, aprende a cozinhar um bolo diferente. 
Não te sintas mal por não queres fazer algo que não te apetecem nunca te deverias sentir obrigado a ler, afinal a leituras só te beneficia a ti mesmo, mais ninguém.

Comentários