Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Manipulação de Reviews no GR

Uma notícia chocante correu hoje de manhã o meu dash de notícias. Ao que parece, devido a um erro ou pura burrice (perdoem o meu francês), uma escritora e a sua editora foram apanhadas no GR a manipular as reviews de um livro. A história não é recente mas, pelo que entendi, ainda é desconhecida do público. (Podem ver uma das notícias originais aqui)

A escritora, Kiera Cass, autora da saga The Selection foi apanhada, juntamente com a sua editora, a "manipular" as reviews do GoodReads ao colocarem gosto em todas as boas reviews e ao convidarem os amigos a fazer o mesmo para tentarem que estas aparecessem no top e as más reviews desaparecem-se da página inicial.

No entanto, parece que Cass não foi a única autora que o fez, outros autores parecem interessados em tentar controlar a opinião pública em relação aos seus livros e alguns entraram mesmo em contacto com os reviewers para os tentar convencer a mudar a sua opinião.

Outros compraram o serviço de utilizadores para gostarem e escreverem opiniões sobre os seus livros. E os que foram mais longe, na minha opinião, chegaram mesmo a comprar o seu caminho para a tabela de "best seller do New York Times" ao simplesmente comprarem cópias dos seus livros e reviews dando a entender que o livro estava a ter boas vendas.

Ao se aperceberem disto vários utilizadores do GoodReads começaram a atacaram autores através das suas reviews. Isto levou a que o GoodReads interviesse, dizendo que as críticas deveriam ser feitas aos livros e não à vida dos autores dos mesmos. Actualmente na sua política de privacidade o GR pode e apaga qualquer crítica que em vez de ter o livro como base tenha o autor. (Leiam mais sobre isto aqui.)

Por aqui já abordamos um tema semelhante no qual nos questionamos até que ponto poderá existir uma separação entre o livro e o seu autor. Ou seja, é possível apreciar um livro por si só ou as acções do autor podem manchá-lo? A questão fica no ar, Encruzilhados.

Os artigos consultados para escrever este artigo podem ser vistos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.




Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários

  1. Este assunto voltou à baila outra vez? é que acho que já é antigo, já ocorreu em 2012, quando saiu o 1º livro da Kiera e houve toda aquela polémica com a reviewer Wendy Darling. Acho que a autora e a editora também fizeram o mesmo na Amazon. :/

    O plano delas não correu nada bem e desde o lançamento que as reviews de 1 estrela do 1º livro estão sempre no top..e tmb já tinha lido que outros autores seguiram o mesmo caminho. foi a partir daí que começou a aparecer shelves como: "will never read" ou "author-trolls". que situação! se fosse um autor auto-publicado ainda tentava compreender, agora autores publicados por grandes editoras é realmente triste..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário