Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: Porque Dormimos?, de Matthew Walker



Porque dormimos?

de Matthew Walker

 
Edição/reimpressão: 2019
Páginas: 416
Editor: Desassossego





Sinopse: O que nos diz a ciência sobre o sono e os sonhos.
Sabia que dormir pode salvar a sua vida?
O sono é um dos aspetos mais importantes da nossa vida, mas também um dos mais incompreendidos. Questões tão essenciais como por que razão dormimos ou por que motivo as consequências para a saúde são tão devastadoras quando não dormimos só recentemente foram compreendidas.
Apresentando descobertas científicas revolucionárias e sintetizando décadas de investigação e prática clínica, Matthew Walker, um dos maiores especialistas mundiais sobre o sono, demonstra-nos que o sono está na base de tudo o que somos física e psicologicamente:

* Melhora a nossa capacidade para aprender, memorizar e tomar decisões lógicas
* Harmoniza as emoções
* Recarrega o sistema imunitário
* Regula o metabolismo e o apetite
* Cria espaço no cérebro para a criatividade
* Melhora o humor e os níveis de energia
* Previne o cancro, a doença de Alzheimer e a diabetes
* Abranda os efeitos do envelhecimento e aumenta a longevidade

Fascinante e acessível, Porque dormimos? é um livro fundamental, esclarecedor e extremamente acessível para nos compreendermos melhor à luz da ciência mais avançada.

Rating: 4/5
Comentário: Sendo uma das milhentas pessoas pelo mundo fora que trata os problemas de sono por tu, Matthew Walker não poderia ter falado mais comigo. De facto, o autor apresenta-nos uma compilação suscinta, mas bastante completa, sobre todo o fantástico processo que é dormir.
Quem já não terá pensado um dia na quantidade de horas que passará a dormir ao longo de uma vida, e do quão esse montante de minutos e segundos se assemelha a uma perda de tempo. A verdade é que, e tal como a sinopse já enuncia, dormir é muito mais do que estar deitado em relaxamento. É dar a oportunidade do nosso organismo se regenerar e trazer uma dose de saúde física e psicológica elementar para o nosso bem-estar, não só a curto mas principalmente a longo prazo.
 O autor organizou o livro de uma forma muito sapiente. Estruturado por temáticas, é possível enveredar pela leitura numa descoberta do que é o sono e o acto de dormir, no verdadeiro sentido da palavra. Posteriormente, sobrepõe-se a necessidade de analisar os benefícios de dormir (assim como vários métodos adoptados na actualidade para colmatar falhas nos ciclos de sono) e finalmente, disserta-nos uma explanação que trata o sonho como objecto, desde a necessidade reparadora à criatividade do mundo onírico.
Com um discurso simples, adequado, e reflector da temática em análise, o autor valida a sua informação com recurso a gráficos/esquemas e fontes bibliográficas, reforçando o valor do seu discurso, segundo um formato que revela tratar-se de um livro com o intuito efectivo de esclarecer e não somente de entreter/informar casualmente o leitor.
Com recurso a noções de biologia, várias referências e a metáforas que facilitam o visionamento do leitor, Walker conseguiu trazer um livro completo e completamente esclarecedor, intuitivo e com a profundidade adequada para que leigos na matéria tenham uma leitura instrutiva acompanhada de uma vertente lúdica.
Debrucei-me especialmente sobre os capítulos que relatam a importância do sono e a análise do processo de sonhar. Para além de interessantes e esclarecedores, foram muitíssimo instrutivos e sinto que aprendi imenso. Recomendo especialmente a leitura destas secções e, naturalmente, do livro no seu todo.

Sobre a autora:
 
Maratonista de bibliotecas, a Cláudia lê nos transportes públicos enquanto observa o Mundo pelo canto do olho. Defensora da sustentabilidade e do voluntariado, é tão fácil encontrá-la envolvida num novo projeto como a tagarelar sobre tudo e mais alguma coisa. É uma sonhadora e gosta de boas histórias, procurando-as em cada experiência que vive.

Comentários