Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Rubrica nova: A Minha Livraria

Qualquer leitor adora enveredar por uma livraria e deixar-se deslumbrar por capas, sinopses e estantes a perder de vista. Sejam integrantes em grandes grupos de distribuição, ou independentes e de projecto único, a verdade é que não lhes somos indiferentes. 

Como tal, e porque já muito me têm ouvido falar de livrarias e incentivo à sua visitação, decidi dar o palco a outros leitores e leitoras, permitindo que desvendem os seus espaços de eleição. A primeira convidada é a Maria João Diogo, d' A Biblioteca da João. A livraria que seleccionou foi a Flaneur, no Porto. 

 

 

1) Recordas-te da primeira visita? Quando foi? 

Recordo-me sim. Foi em Junho de 2019, sou de Lisboa e tive a possibilidade de estar um dia, sozinha, no Porto. Decidi então que seria um dia dedicado a conhecer as livrarias, alfarrabistas e bibliotecas do Porto. A Flâneur foi a primeira livraria que visitei nesse dia tão bom! 

 

2) O que é que a torna tão especial para ti? / Em que é que se diferencia das restantes?  

O atendimento, sem dúvida. A livreira Cátia é excepcional. É atenciosa, simpática e, acima de tudo, ama os livros. Dentro desta livraria não senti que estava num espaço comercial, mas antes na concretização do sonho de alguém, que generosamente o partilhou comigo. A própria decoração da livraria, a atenção aos pormenores, os conhecimentos de Cátia, até a forma como embrulhou o livro que escolhi trazer comigo. Tudo me proporcionou uma experiência fantástica. 

 

 3) Com que tipo de leitores é que te cruzas por lá?  

Não me cruzei com ninguém, porque fui mesmo na hora de abertura. No entanto, consigo imaginar o espaço repleto de pessoas com um interesse comum, a paixão pela literatura, em amena conversa sobre determinado título ou autor. É muito fácil imaginar, porque o cenário está todo lá! 

 

 

 4) Deixa a sugestão de um livro a adquirir na tua livraria preferida.

Eu diria que qualquer livro com uma edição cuidada, um clássico, uma edição mais difícil de encontrar, haverá fortes possibilidades de sair da livraria satisfeito(a). Eu adquiri "O Estrangeiro" de Alberto Camus, por sugestão da livreira (um dos critérios, pouco convencional, confesso, era o tamanho do livro, já que ainda o dia estava a começar e iria andar com os livros adquiridos o dia todo às costas). Mas ficou-me debaixo de olho um livrinho que estava em destaque numa das mesas centrais, "O Livro do Chá" de Kakuzo Okakura, quando lá voltar virá comigo!

 

Fotos: ©Maria João Diogo



Cláudia
Sobre a autora:
 
Maratonista de bibliotecas, a Cláudia lê nos transportes públicos enquanto observa o Mundo pelo canto do olho. Defensora da sustentabilidade e do voluntariado, é tão fácil encontrá-la envolvida num novo projeto como a tagarelar sobre tudo e mais alguma coisa. É uma sonhadora e gosta de boas histórias, procurando-as em cada experiência que vive.

Comentários