Qualquer leitor adora enveredar por uma livraria e deixar-se deslumbrar por capas, sinopses e estantes a perder de vista. Sejam integrantes em grandes grupos de distribuição, ou independentes e de projecto único, a verdade é que não lhes somos indiferentes.
Como tal, e porque já muito me têm ouvido falar de livrarias e incentivo à sua visitação, decidi dar o palco a outros leitores e leitoras, permitindo que desvendem os seus espaços de eleição. A primeira convidada é a Maria João Diogo, d' A Biblioteca da João. A livraria que seleccionou foi a Flaneur, no Porto.
1) Recordas-te da primeira visita? Quando foi?
Recordo-me sim. Foi em Junho de 2019, sou de Lisboa e tive a possibilidade de estar um dia, sozinha, no Porto. Decidi então que seria um dia dedicado a conhecer as livrarias, alfarrabistas e bibliotecas do Porto. A Flâneur foi a primeira livraria que visitei nesse dia tão bom!
2) O que é que a torna tão especial para ti? / Em que é que se diferencia das restantes?
O atendimento, sem dúvida. A livreira Cátia é excepcional. É atenciosa, simpática e, acima de tudo, ama os livros. Dentro desta livraria não senti que estava num espaço comercial, mas antes na concretização do sonho de alguém, que generosamente o partilhou comigo. A própria decoração da livraria, a atenção aos pormenores, os conhecimentos de Cátia, até a forma como embrulhou o livro que escolhi trazer comigo. Tudo me proporcionou uma experiência fantástica.
3) Com que tipo de leitores é que te cruzas por lá?
Não me cruzei com ninguém, porque fui mesmo na hora de abertura. No entanto, consigo imaginar o espaço repleto de pessoas com um interesse comum, a paixão pela literatura, em amena conversa sobre determinado título ou autor. É muito fácil imaginar, porque o cenário está todo lá!
4) Deixa a sugestão de um livro a adquirir na tua livraria preferida.
Fotos: ©Maria João Diogo
Comentários
Enviar um comentário