Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: O Clube Jane Austen, de Natalie Jenner

O Clube Jane Austen
de Natalie Jenner

Edição/reimpressão: 2021
Páginas: 288
Editora: Chá das Cinco




 
Sinopse:
Um romance poderoso e comovedor que explora as tragédias e triunfos da vida 
Depois da Segunda Guerra Mundial, na pequena vila de Chawton, em Inglaterra, um grupo invulgar de pessoas arrasadas pela guerra reúne-se em prol de um objetivo maior: preservar o lar e o legado literário de Jane Austen, uma das melhores romancistas inglesas de todos os tempos.

Ao fundarem o Clube Jane Austen, os membros deste grupo tão diverso — um agricultor, uma jovem viúva, o médico local, uma estrela de cinema, entre outros — estão unidos no mesmo ideal. Enquanto se debatem numa luta silenciosa com as suas próprias mágoas e traumas, encontram no amor à literatura e nas palavras de uma das autoras mais celebradas da História uma razão para seguirem em frente, relembrando-nos assim do poder universal da literatura para redimir e curar.

#livrodeoferta

Rating: 4/5
Comentário: Existe um certo lado místico associado a Jane Austen e ao seu "poder curativo". Talvez pareça disparatado, mas a verdade é que muitos exemplares do seus livros foram distribuídos a soldados durante a I Guerra Mundial, dado que o lado satírico e as tramas românticas aligeiravam o seu mau-estar nas trincheiras, trazendo alento e conforto. 
Em "O Clube de Jane Austen" debruçamo-nos sobre uma vila de pequenas dimensões no meio rural no Reino Unido no período pós-guerra. Embora a sua localização dite algum distanciamento dos principais efeitos do conflito, não deixam de haver fantasmas enraizados nas perdas dos homens da terra, das famílias desfeitas e dos conflitos pessoais de quem viu a História passar por si. 
Chawton, local de residência de Jane Austen durante muitos anos, tornou-se um ponto de romaria para fãs da autora. É também um despoletar de interesse em alguns dos habitantes locais, que acabam por descobrir na autora e nas suas obras um conforto necessário e uma amiga, que mais tarde acabam por partilhar com a criação de um clube uma missão muito especial: preservar a antiga habitação de Austen, em risco de ser vendida a particulares com ambições meramente financeiras. 
O lado bonito deste enredo, que poderia ser bastante banal, passa pelo facto de uma admiração mútua por uma escritora poder ser despoletada em pessoas com diferentes perfis e experiências de vida, e que estando sós e bastantes perdidas, encontram alento nesta partilha em comum. E um mero interesse literário acaba por demonstrar o aparecimento de outros pontos em comum e do crescimento de uma família para todos os que não a tinham, fosse resultante de laços biológicos ou emocionais. 
É uma história de amor pelos livros e pela literatura de Austen, pelo poder da procura do outro através da timidez e da repressão do passado, do alento da amizade e de um optimismo inato em quem acredita que o bem pode sempre vencer. 

Banda sonora enquanto escrevo: Georgiana, de "English Chamber Orchestra, Benjamin Wallfisch"
 
  –


Cláudia
Sobre a autora:
 
Maratonista de bibliotecas, a Cláudia lê nos transportes públicos enquanto observa o Mundo pelo canto do olho. Defensora da sustentabilidade e do voluntariado, é tão fácil encontrá-la envolvida num novo projeto como a tagarelar sobre tudo e mais alguma coisa. É uma sonhadora e gosta de boas histórias, procurando-as em cada experiência que vive.

Comentários