Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Na Sua Pele, Jennifer Weiner

Caros leitores, desculpem-nos a ausência no blog. Estes últimos meses têm sido cheios de desafios e ocupação para cada uma das colaboradoras. O que significa que as nossas leituras não estão aqui apresentadas nem de perto nem de longe. De qualquer forma, e para celebrar o regresso, decidi aqui colocar uma crítica a um livro através do Passatempo da Presença que decorreu no Facebook o mês passado.

Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 408
Editor: Editorial Presença


"Na Sua Pele conta a história de duas irmãs que nada têm em comum, além do mesmo número de calçado e de uma avó que nunca conheceram. Maggie, 28 anos, desempregada, é bonita e consegue sempre o que quer. Rose, 30 anos, advogada, é gordinha, muito pragmática e responsável, tal como uma irmã mais velha se deve comportar. No entanto, tem tendência a esquecer a sua própria felicidade sendo por vezes negligenciada pela irmã, como daquela vez em que Maggie seduziu um dos raros namorados de Rose. A rivalidade entre as duas acentuou-se ao longo dos anos motivada pela morte da mãe e por segredos familiares que lhes foram ocultados. Agora, já adultas terão de aprender a conviver uma com a outra, aceitando as fragilidades e esquecendo neuroses antigas. Uma obra carregada de afectividade e muito sentido de humor."

Na Sua Pele acaba por ser, em certa medida, previsível. Mas por outro lado, isso era algo esperado. Não é isso, em parte, que também procuramos naquelas comédias de fim-de-semana? A verdade é que o inicio soou-me aborrecido. A apresentação das personagens é feita demoradamente ao longo de quase umas 50 páginas, em que os momentos vividos se tornam apenas elevações introdutórias ao que se prossegue. E em seguida a acção temporal decorre a uma velocidade alucinante, passando do fim de um capítulo para outro o decorrer de 5 meses. De qualquer forma, consegue incutir alguns momentos de humor, apresenta algumas personagens caricatas mas divertidas, assim como nos dá aquele final feliz procurado.

Comentários