Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

A maior biblioteca do mundo

Situada em Birmingham, na Inglaterra, a Library of Birmingham abriu as suas portas ao público a 3 de Setembro deste ano. Com um custo total de 189 milhões de libras, em parte pagas pela Câmara Muncipal de Birmingham, a biblioteca receberá mais de três milhões de visitantes por ano. 
 Apesar de ser chamada de "a maior biblioteca do mundo", a verdade é que a  Library of Birmingham não é maior que a sua "irmã" a British Library. No entanto, a British Library só funciona por marcação e os seus livros não podem ser requisitados. Assim sendo, e como a Library of Birmingham opera como uma "biblioteca normal", o título tem usado pelos media.
 Localizada na Centenary Square, no centro da cidade, a biblioteca foi baseada na tradição de comércio de jóias da cidade e projectada pela companhia holandesa Mecanoo. Que se inspirou nas jóias para criar uma biblioteca vidrada e brilhante.

O projecto procura criar um ambiente não só voltado para os livros como todo um centro cultural. O design concentra os livros no centro da biblioteca e cria áreas de leitura em redor, ou seja, perto das áreas mais iluminadas. A biblioteca conta também com uma zona para adolescentes, uma sala de contemplação, vários terraços, um teatro e uma mediateca do British Film Institute.
Para envolver os leitores, foi criada uma hastag no Twitter  (#LoB1stBook) para a escolha do primeiro volume a colocar na biblioteca. O vencedor da competição foi O Hobbit, um livro que fala ao coração da cidade visto que J.R.R. Tolkien passou a sua infância na mesma .
Depois de O Hobbit mais de 400 mil livros foram transferidos da antiga biblioteca para a nova. Se estão curiosos para ver esta biblioteca, podem ver o tour virtual da mesma disponibilizado pela Mecanoo abaixo.


Podem ler a notícia original aqui.


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários