Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: O Homem Mais Rico do Mundo, As Muitas Vidas de Calouste Gulbenkian, de Jonathan Conlin




O Homem Mais Rico do Mundo, As Muitas Vidas de Calouste Gulbenkian

de Jonathan Conlin

 Edição/reimpressão: 2019
Páginas: 496
Editor: Objectiva






Sinopse:
Calouste Sarkis Gulbenkian morreu em Lisboa em 1955, aos 86 anos. Era, então, o homem mais rico do mundo.
Conhecido como «o senhor cinco porcento» pela sua participação na primeira companhia petrolífera a extrair petróleo no Irão, a sua vida privada é tão elusiva e bizantina quanto a sua forma de negociar. As mulheres de que se fazia acompanhar, os negócios com Estaline, a forma como usava a sua mulher, a encantadora Nevarte, para aprofundar relacionamentos e alianças, a sua paixão por arte.
Em Portugal e no mundo, o seu nome estará sempre associado ao mecenato e à maior e mais importante colecção privada de arte do país, exposta na Fundação Gulbenkian. Mas a fortuna que acumulou ao longo da sua vida tinha origem nos negócios do petróleo e acordos de alto nível que mediou entre governos e barões da indústria.

Jonathan Conlin enfrenta, neste livro, o caráter quase mítico de Calouste Gulbenkian, escrutinando a vida e os negócios de um dos homens mais influentes do seu tempo. Escrita com total acesso aos arquivos da Fundação Gulbenkian, esta é a biografia de um homem complexo no aniversário dos 150 anos do seu nascimento.

Rating: 4/5
Comentário: Alguém já foi ver a exposição sobre Calouste Gulbenkian à Fundação? Do lado de cá, decidi aguardar até escrever  opinião deste livro. Talvez por desconhecimento, as assunções que sempre tive por esta personalidade ,passavam pela arte e pelo conhecimento (e assim se vê o quão arreigado está o trabalho desenvolvido pela Fundação).
Foi por isso uma surpresa enveredar pela vida deste homem, de muitas vidas e mil caras, de trato suis generis, e uma forma muito arreigada de se mover pelo Mundo.

O trabalho desenvolvido pelo biógrafo explana a dificuldade que teve para recriar a vida deste homem nas várias esferas que o assistem. De facto, e pela reserva e individualidade como tratou da sua vida privada, há poucos registos escritos sobre o lado familiar. Registar todas as facetas de um homem neste livro revelou-se um desafio hercúleo para Jonathan Conlin o que justifica que por vezes as secções descritas com maior detalhe e nuance no livro sejam precisamente a de carácter profissional, que estarão devidamente documentadas. Embora tenha começado a leitura precisamente pelo interesse na composição de Gulbenkian enquanto homem, passei a apreciar e a interessar-me na dinâmica dos negócios por ele levados a cabo, precisamente por se tratar de uma esfera totalmente desconhecida para mim.



Cláudia
Sobre a autora:
 
Maratonista de bibliotecas, a Cláudia lê nos transportes públicos enquanto observa o Mundo pelo canto do olho. Defensora da sustentabilidade e do voluntariado, é tão fácil encontrá-la envolvida num novo projeto como a tagarelar sobre tudo e mais alguma coisa. É uma sonhadora e gosta de boas histórias, procurando-as em cada experiência que vive.

Comentários