Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: Freddie Mercury, uma biografia; de Alfonso Casas


Freddie Mercury, uma biografia
de Alfonso Casas

Edição/reimpressão: 2019
Páginas: 144
Editor: Suma de Letras Portugal





Sinopse:
Freddie Mercury nasceu três vezes. A primeira, como Farrokh Bulsara. A segunda, como Freddie. A terceira, como lenda. A intenção deste livro: traçar, de modo literal e metafórico, um retrato do enorme Freddie Mercury. Uma homenagem ao que a sua música e a sua pessoa significaram (e significam) para muitos, incluindo para aqueles que talvez não tenham nascido sendo já fãs dos Queen, mas o serão quando morrerem.

Rating: 4/5
Comentário: Cresci a ouvir os Queen. A voz de Freddie Mercury povoa a minha imaginação infantil, numa sala de azulejos e a minha mãe a limpar o pó, num concerto privado para três. Apesar de tudo, não conhecia a sua história, e como tal, este livro foi um pequeno presente.
"Freddie Mercury, uma Biografia" integra a colecção de biografias ilustradas da Suma de Letras Portugal. Depois de Frida Khalo (María Hesse, outubro 2018), Bowie (María Hesse, novembro 2019) e Zé Pedro (André Rito e Pedro Lourenço, novembro 2019) chega esta versão em jeito de narrativa gráfica, de um dos maiores nomes da música mundial.
Disruptivo e inconsequente, Freddie Mercury criou um estilo inovador e impulsionador de magia. Esta reduzida concordância com a convenção nunca teria ocorrido se não tivesse o apoio e colaboração dos restantes membros dos Queen, alguns também compositores, pelo que a dinâmica do texto não poderia passar por cima destes elementos. A biografia apresenta-se exacta-me como inicialmente apresentada: a sua vivência como Farrokh Bulsara, posteriormente como artista, e como um dos criadores inesgotaveis e incriveis que compuseram décadas gloriosas para a História do Rock.
Não poderia deixar de referir o papel de Alfonso Casas neste enredo, que soube ilustrar de forma magnífica e ao mínimo detalhe aspectos que descrevem um homem complexo e de múltiplas camadas. São ilustrações que deliciam e criam empatia, emocionam e entusiasmam o leitor.

Um livro consensual para fãs e curiosos, e bastante adequado à época que vivemos. É leve, interessante, lança-nos com curiosidades múltiplas e desvenda-nos o homem por detrás dos palcos.





Cláudia
Sobre a autora:
 
Maratonista de bibliotecas, a Cláudia lê nos transportes públicos enquanto observa o Mundo pelo canto do olho. Defensora da sustentabilidade e do voluntariado, é tão fácil encontrá-la envolvida num novo projeto como a tagarelar sobre tudo e mais alguma coisa. É uma sonhadora e gosta de boas histórias, procurando-as em cada experiência que vive.

Comentários

  1. Tenho muita curiosidade sobre esse livro, ou não fizesse eu também parte da infinita legião de fãs dos Queen e de Mercury em particular. Um homem fascinante e artista com um talento inesgotável, as ilustrações ainda devem apresentar uma beleza maior a esta obra. Tenho mesmo de lhe pôr as mãos em cima ;)

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, acho que vai gostar bastante. Um livro colecionável para qualquer fã dos Queen. Obrigada pela visita.

      Eliminar

Enviar um comentário