Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Steampunk

Explorer by *Viccolatte on deviantART
Hoje falamos de um sub-género que tem cada vez mais fãs e sagas associadas. Falo do Steampunk, literalmente " vapor punk", um sub-género da ficção-cientifica que não é novo mas que nos revela um mundo muito parecido ao nosso, sendo ao mesmo tempo bastante diferente.
A ideia Steampunk advém da premissa de que algures durante a época vitoriana (1837-1901), devido à paz e prosperidade que se sentiu na Grã-Bretanha a humanidade teria começado a desenvolver mais e mais as máquinas a vapor e que de alguma maneira estas teriam tido preferência face à electricidade e petróleo mudando assim o rumo da evolução da terra.
Temos admitir que são perguntas interessantes: e se a tecnologia a vapor tivesse avançado extraordinariamente? Como seriam máquinas e capacidades tecnológicas incríveis sem o uso dos combustíveis líquidos ou da electricidade?
A terra é a mesma, os continentes mantém-se mas a paisagem muda. Em vez de aviões temos dirigíveis e as pessoas ainda se vestem como na época vitoriana, as senhoras com os seus vestidos e os senhores de casaco e cartola. Mesmo assim é uma época bastante mecanizada e podemos encontrar várias rodas dentadas pelo cenário e mesmo pelas roupas das pessoas.
O Steampunk é traduzido como sendo um saudosismo, um mundo que nasceu de um "e se as coisas tivessem ido por outro caminho?". É no entanto um sub-género literário que se começa a ver cada vez mais nas prateleiras das livrarias e parece que poderá mesmo chegar a tornar-se um género comum.
A grande diferença para a ficção cientifica é que o Steampunk normalmente tem acção no passado em vez de ser no futuro. Assim este sub-género brinca com os "e ses" do passado e do futuro criando um sem número de opções possíveis. Acaba por se tornar um sub-género muito prático que apesar de ser recente nas prateleiras é antigo de criação pois pode-se remeter o seu nascimento para obras de autores como Júlio Verne e Mary Shelley
Algumas obras steampunk conhecidas são as seguintes:
  • Howl's Moving Castle de Diane Wyne Jones que chegou a Portugal versão desenho animado com o nome "O Castelo Andante";
  • 20 Mil Léguas Submarinas de Júlio Verne;
  • O filme Hugo de Martin Scorsese, John Logan, baseado no livro de Brian Selznick; e
  • Caçadores de Sombras - As Origens, por Cassandra Clare.
Para lerem mais sobre o Steampunk podem consultar este artigo.


Steampunk... by ~Belsina on deviantART

Comentários

  1. ena, mais um(a) fã de steampunk :)

    também gosto muito, vê a minha maratona que fiz à algum tempo para veres mais sugestões de livros do género.

    http://fantasiaeosoutros.blogspot.pt/2012/01/maratona-steampunk.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário