Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

A biblioteca dos livros não lidos

Uma das grandes vantagens da internet é que uma pessoa acaba sempre por descobrir coisas e sites que não estava à espera.
Uma das minhas últimas descobertas foi o The Paris Review e alguns dos seus fascinantes artigos sobre livros. (Que é o que aqui nos une a todos!)
Um desses artigos em particular falava de um projecto de Meriç Algün Ringborg, em exibição na Art in General em Manhattan, EUA. O projecto chama-se “The Library of Unborrowed Books" que se traduz rudemente por "A Biblioteca dos Livros Não Requisitados".
A ideia de Ringborg foi dirigir-se à Biblioteca Center for Fiction’s e retirar da estante/depósito da mesma mais de mil livros que nunca foram requisitados e fazer com eles esta fantástica biblioteca. A repórter do The Paris Review diz que a exposição lhe chamou a atenção e que se dirigiu à mesma curiosa com o que ia encontrar.
O que ela pensou, aposto que pensamos todos, as estantes estariam repletas de livros dos quais nunca ninguém ouviu falar, autores esquecidos e obras que se perderam no tempo. Mas para grande espanto dela não foi necessariamente isso que aconteceu, afinal autores como Anne Rice e Charles Dickens viram livros seus a adornarem as prateleiras desta biblioteca de livros não requisitados.
Os livros, emprestados pela Biblioteca Center for Fiction, estão dispostos por ordem alfabética num modelo de prateleira igual à das universidades americanas e ocupam (tal como mostra a foto) apenas uma parede. E segundo a repórter tiveram um efeito muito forte nela, não necessariamente uma sensação de culpa, mais uma sensação de deslumbramento, imaginar que todas aquelas histórias esperam congeladas no tempo que alguém as leia. (Podem ler o artigo dela aqui.)
Sinceramente creio que a percebo, imaginem, chegam a esta exposição e sentam-se a olhar para esta estante e é como se todas estas histórias chamassem por nós. Afinal elas nunca foram lidas, pelo menos não estas versões, e como sabemos os livros exigem ser lidos. Creio que é sem dúvida algo de poderoso.



Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários