Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Antes de Vos Deixar de Lauren Oliver

Antes de Vos Deixar
de Lauren Oliver
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 376
Editor: Editorial Presença

Resumo:
O que farias se tivesses apenas um dia para viver? Até onde irias para salvar a tua própria vida? Samantha tem tudo: um namorado e três inseparáveis melhores amigas. 6ªfeira, dia 12 de Fevereiro, devia ser por isso mais um dia bom na sua vida. Nada faria suspeitar que iria ser o último… Ao viajarem no Range Rover de Lindsay, no meio de cigarros, i-pods, conversas sobre rapazes e ausência de cintos de segurança, o grupo de amigas sofre um brutal acidente, onde Sam encontra morte imediata. Nesse instante, passa-lhe pelos olhos um episódio de crueldade infantil que ela escondera bem no fundo do seu subconsciente. Tarde demais para remediar a situação: Sam sentiu o choque, a dor excruciante, a escuridão a envolvê-la e o mergulho num nada profundo. É, pois, com grande espanto que, na manhã seguinte, Sam acorda na sua cama, perfeitamente viva. Então percebe que teve uma segunda oportunidade. Sete oportunidades, na realidade, e durante sete dias repetidos. 

Rating: 4/5

Comentário:
Este é o terceiro livro de Lauren Oliver que leio e que, sem dúvida, confirma a qualidade de escrita da autora. Além de uma narrativa cativante, Lauren cria personagens que são reais, que tem os seus defeitos, qualidades e que nunca nos deixam de surpreender.
Confesso que algo que me surpreendeu neste livro foi seguirmos uma rapariga popular. Normalmente acabamos sempre por seguir a "zé-ninguém" que sofre uma make-over ou que é super inteligente, ou então a rapariga mais odiada da escola ou a que acabou de se mudar para a mesma, pelo menos falo pelos livros e resumos que apanho. Só seguimos a rapariga popular se ela estiver prestes a morrer, e Lauren aqui não foge a essa regra.
No entanto, acabo por não me sentir aldrabada como de costume, pois Sam gosta efectivamente das suas amigas e está disposta a lutar por elas. Temos uma rapariga popular que apesar de não ser nenhuma santa, tem os seus valores e rege-se por eles. Não digo que seja algo 100% original mas acaba por ter o seu je ne sais quoi de originalidade.
A história é cativante e à medida que seguimos Sam ao longo dos sete dias, experiênciamos os mesmos de maneiras diferentes. Na realidade há medida que os dias passam a autora tomou a liberdade de os encurtar em certas partes para nos revelar outras dando uma nova dinâmica ao texto. Afinal por muito que Sam corra está presa no mesmo dia, 12 de Fevereiro até que algo aconteça.
Gostaria de continuar a discutir o livro mas creio que é bastante complicado sem entrar em detalhes que revelem o enredo. Para mim é dos mais bem escritos de Lauren Oliver apesar de também ter apreciado bastante o Hana.

Comentários