Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Eu queria ler isto?

Mais uma vez vou puxar a Cláudia para este tema pedindo-lhe com todo o meu amor que ela por favor não me processe. 
Ora, como sabem, eu e a Cláudia temos conta no GoodReads (GR), provavelmente um dos melhores sites alguma vez inventados pelo Homem, e uma das coisas que mais gostamos de fazer por lá é encontrar novos livros para ler e juntá-los às nossas listas do "para-ler". Infelizmente o que acontece é que de momento cada uma de nós deve ter 400 ou mais livros nessa lista, o que por vezes nos deixa um pouco perdidas. Já dei por mim a dizer à Cláudia que tinha visto o livro xpto em promoção só para a ter a perguntar-me "Mas eu queria ler isso?".
A verdade, caros leitores, é que eu tenho uma memória fantástica para capas de livros. Posso não me lembrar do título ou do autor, mas se no meu feed do GR vir a Cláudia a marcar livros para ler que já tenham capas disponíveis, quando tornar a ver as capas, uma luz acender-se-à no meu cérebro. E nessa altura eu saberia que a Cláudia quer ler o livro em questão. Ela que não me peça é para lhe dizer o resumo que normalmente não faço ideia.
 No entanto a Cláudia tem desculpa para não se lembrar, apesar de que eu também não me lembro dos meus 400, talvez a melhor maneira de explicar isto seja com uma metáfora. É que a Cláudia quando adiciona os livros à sua lista para ler, adiciona como um corredor olímpico a fazer os 100 metros barreiras, ou seja, ela é capaz de em 10m adicionar uns trinta ou mais livros à sua lista. Depois fica dias sem adicionar nada e subitamente noutro dia, aparece-me no feed do GR outros trinta livros que ela adicionou do nada.
Já eu sou mais calma, vejo e revejo, raramente adiciono livros à minha lista que não queira mesmo ler. Sou capaz de ver o mesmo livro três ou quatro vezes antes de ter a certeza de que o quero adicionar e às  vezes sei que os quero ler e não os tenho na lista. (Creio que o facto de sermos ambas saudavelmente malucas contribuí para a nossa amizade.)
Mesmo assim com mais de 400 livros numa lista é normal que nos esqueçamos de alguns. Há no entanto, aqueles que nunca nos esquecemos que queremos ler, aqueles que queremos ler muito. Como a sequela de uma saga que teima em não sair, ou o novo livro do nosso autor favorito.
Digam-me caros leitores, alguma vez entraram numa livraria e ponderaram de livro na mão, se o queriam ler ou não? Sabem quantos livros tem nas vossas listas para ler? (Digam-nos que não estamos sozinhas!)


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gostas de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários

  1. No meu caso, estão. Só adiciono aos to read os livros que já tenho em casa ou estão encomendados /combinados de alguma forma. Tenho mais alguns no wishlis, mas em ambos os casos a minha lista é mínima. Por vezes, um livro até passa diretamente para o currently reading, se o comprei e passou à frente dos outros todos.
    Acho que ficava triste se visse tantos tantos livros que soubesse que nunca ia ter tempo ou dinheiro para todos :)

    ResponderEliminar
  2. Ahahah eu sou como a Claudia por acaso, mas de vez em quando faço uma limpeza a minha lista PARA LER e pronto =)

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla!
    Eu não sei quanto à Cláudia mas eu neste momento tenho a minha to-read list dividida em 3, livros que quero comprar a versão física, livros que vou adquirir em e-book e livros que me vão emprestar. Assim consigo gerir melhor o que tenho para ler. Eu não fico triste ao olhar para a minha lista do para ler mas tenho noção que vai ser algo complicado, mesmo assim a esperança é sempre a última a morrer! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla. Eu estive a fazer uma média no outro dia e assim sendo tenho livros para ler para os próximos 5 anos. Não me parece mal de todo. Para além disso, o to-read foi uma benção para mim porque por vezes ando perdida à procura de algo para ler e assim a lista, apesar de enorme, fica mais reduzida ;

    ResponderEliminar
  5. Na minha "wishlist" no GoodReads tenho apenas 49 livros, já que também sou bastante cuidadosa (e indecisa) a escolher livros que quero ler. Além disso, descobri o GoodReads à bastante pouco tempo, mas já concordo contigo: é o melhor site de sempre!

    ResponderEliminar
  6. Olá Addle! O GR é sem dúvida dos melhores sites de sempre! Para quem gosta de ler então creio que não há melhor! Há de tudo lá dentro listas por temas, passatempos de livros, e-books gratuitos e a possibilidade de criar as nossas próprias listas para gerir o que já lemos e o que queremos ler. :)

    ResponderEliminar
  7. Beeem eu devo ser uma ave rara porque a cada dia a minha lista to-read aumenta :D

    Na wishist tenho cento e tal livros, quase 200 mas tenho de ir fazer uma limpeza.

    Na lista to-read que onde se incluem os meus livros, os livros da biblioteca e os ebooks tenho 500 e qualquer coisa. Gostava muito de não adicionar mais nenhum livro e baixar a shelf dos "500 e qualquer coisa" mas isso demoraria para aí uns 3 anos e teria de ser muito forte para não adicionar mais nenhum livro.

    Mas sim quanto ao post, por vezes fico um bocado surpreendida com os livros que queria/quero ler. Comigo tem a ver com o simples facto que os meus gostos foram mudando ao longo dos anos. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário