Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: O Deserto de Gelo [A Guerra das Bruxas - Livro 2], de Maite Carranza

O Deserto de Gelo [A Guerra das Bruxas - Livro 2] 
de Maite Carranza 
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 332 
Editor: Editorial Presença
Resumo:
Neste segundo volume da trilogia A Guerra da Bruxas, a antiga profecia cumpriu-se finalmente e Anaíd, a eleita dos cabelos de fogo, possui agora o ceptro do poder. As bruxas Omar esperam que ela acabe com as sanguinárias Odish, o clã que desde sempre as combateu. Mas Anaíd, tem apenas quinze anos e terá de partir com a mãe, numa fuga desesperada para norte, que será também a sua viagem de iniciação, que lhe revelará todos os mistérios e lendas que rodeiam as suas origens e o seu próprio nascimento. E a verdade não poderia ser mais aterradora... (Vejam o livro no site da Editora clicando aqui e leiam um excerto clicando aqui)

Rating: 4/5

Comentário:

No segundo volume desta saga ficamos a conhecer a história da mãe de Anaíd, Selene. Depois do seu desaparecimento no primeiro livro e todas as dúvidas das suas amigas face à sua situação, percebemos agora que comportamentos de Selene no passado validaram as dúvidas das outras bruxas Omar no presente.
Curiosa com a sua origem, a própria Anaíd aproveita a viagem que está a empreender com a mãe para devorar todas as aventuras da adolescência da mesma. É aqui que se nos é revelado todo um novo mundo, a rebeldia de Selene vai testar os limites do mundo das Omar e provocar as Odish. Vai alterar o destino dos que a rodeiam e vai marcar a sua vida para sempre.
Este livro revelou-se uma viagem, tal como Selene empreende uma viagem ao longo do livro, empreendemos com ela uma viagem que nos vai levar ao deserto de gelo e na fuga de Selene pela Europa acabamos por nos perder também nas paisagens, locais e povos que ela conhece.
Em termos de história pareceu-me mais interessante que o primeiro volume, pois não andamos perdidos, se com Anaíd começamos uma história a meio, da qual vamos descobrindo partes, com Selene somos remetidos para o início, para a adolescência da mãe da nossa heroína e conhecemos a sua história.
A história tem um ritmo quase constante (com uma ou outra quebra que não são muito significativas) e não se prende com muitos detalhes pois tenta passar a ideia de que está a ser transmitida oralmente. Ouvimos a história de Selene como se fossemos Anaíd e estivéssemos sentados ao seu lado enquanto ela conduz e nos releva os segredos que ficaram suspensos no primeiro livro.
Gostei bastante desta continuação da Guerra das Bruxas e espero impaciente pelo terceiro volume, onde a guerra finalmente será decidida e descobriremos de que lado lutará Anaíd. Neste volume descobrimos também quem é a verdadeira antagonista de Anaíd, o que apenas ajuda a aguçar a nossa curiosidade.
Por piada gostaria de dizer que mais uma vez alguém teima em comprar a história de Anaíd com a de Harry Potter, mas em versão feminina. Gostaria apenas de dizer uma coisa a essas pessoas "Leiam o livro outra vez", aliás "Leiam os livros outra vez!". Mesmo pensando profundamente no caso, não consigo perceber a comparação. Pois, tal como disse no comentário ao primeiro livro, as bruxas da Guerra das Bruxas usam atames e tem varas que usam para fortalecer a sua magia, consigo realizar magia sem as mesmas. Não voam em vassouras, não vão à escola e apesar de se dividirem em clãs que tem animais como totems isso não é relevante o suficiente para a comparação com as casas de Hogwarts.
Por isso, torno a dizer que se vão ler esta saga em busca de uma escola mágica não a vão achar. Acharão magia sim, mas vê-la-ão com outros olhos. Uma saga que sem dúvida vale a pena descobrir.
  • Já leram a nossa opinião ao primeiro volume desta saga: O Clã da Loba?
  • De momento o terceiro volume desta saga ainda não está disponível. (02/01/13)

Comentários

  1. Bom dia,

    Será que alguém sabe quando é que sai o último livro desta trilogia?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Ja saiu o terceiro livro desta trilogia?

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Ainda não se sabe nada do lançamento em português do último volume da trilogia :/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário