Porque as crianças e os livros são o melhor do mundo, aqui no Encruzilhadas decidimos marcar este Dia Internacional do Livro Infantil com algumas sugestões sobre livros a oferecer nesta data ou noutra qualquer aos mais pequenos.
Quem nos segue habitualmente já deve ter reparado que tenho uma certa paixão por livros infanto-juvenis. É algo que não sei bem explicar mas que sem dúvida aquece o coração da minha criança interior que foi, e é, sem dúvida, uma leitora bastante avida.
Assim e para celebrar este dia deixo-vos aqui uma lista dos livros infantis que li e que mais gostei. Alguns deles são só de imagem, outros com imagens e texto e outros são apenas texto (creio que até aos 10 anos podemos considerar leitura infantil, não?).
Assim e para celebrar este dia deixo-vos aqui uma lista dos livros infantis que li e que mais gostei. Alguns deles são só de imagem, outros com imagens e texto e outros são apenas texto (creio que até aos 10 anos podemos considerar leitura infantil, não?).
- A Princesa Espertalhona, de Babette Cole;
- Bilhetinhos dos Namorados, de Virginie Hanna;
- Uma Princesa do Pior, de Sara Ogilvie e Anna Kemp;
- Os Cães não Dançam Ballet, de Sara Ogilvie e Anna Kemp;
- Um dia, de Alison Mcghee e Peter H. Reynolds;
- Não é uma caixa, de Antoinete Portis;
- A Mãe do Herói, de Javier Mateos;
- Jim Botão e os 13 Selvagens, de Michael Ende;
- Eu espero..., de Serge Bloch;
- O Grande Livro das Fadas, vários autores;
- O Princepezinho, de Antoine de Saint-Exupery;
- O Príncipe dos Ladrões, de Cornelia Funke;
- Fablehaven, de Brandon Mull;
- Academia de Princesas, de Shannon Hale;
- Liesl and Po, de Lauren Oliver; e
- A colecção completa dos livros da Anita!
Sugestões aceitam-se para aumentar esta lista! Outros livros que queiram acrescentar, Encruzilhados? Eu gostaria de adicionar Enid Blyton à lista mas não sei se ela não terá como alvo um público mais juvenil (isto é, dos 10 anos para cima).
Ki
(Catarina)
Sobre a autora:
Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gosta de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.
Eu adorei alguns dos livros que li da Colecção Azul da minha mãe, como A Pousada do Anjo da Guarda, A Pequena Princesinha e o Pequeno Lorde.
ResponderEliminarDepois temos As Histórias da Dona Redonda de Virgínia de Castro e Almeida, A Heidi (adorei) O Meu Pé de Laranja Lima (gostei e li várias vezes, chorando em cada uma pelo Zezé), e uns livros que penso seriam de uma colecção para rapazes como Coração de Edmund Amicis, os livros de Júlio Verne e também os de Emílio Salgari (além do Sandokan, outros como O Corsário Negro e Na Terra do Fogo) e li da Enid Blyton Os Cinco, Os Sete, O Colégio das Quatro Torres e as Gémeas, quando ainda não tinha 10 anos. Para já, são os que me lembro.