Livrarias Selexyz podem vir a fechar!

Apesar do assunto da falência estar a ser estudado desde o outono do ano de 2011, foi no passado dia 27 de Março que a cadeia de livrarias Selexyz apresentou os papéis para abrir falência. Esta podia ser apenas mais uma notícia sobre a falência de uma cadeia de livrarias, não fosse pelo facto do grupo em questão, deter aquela que é considerada, pelo 'The Guardian', como a livraria mais bela do mundo.

Com uma área de aproximadamente 750 metros quadrados e situada em Maastricht na Holanda, a Selexyz Dominicanen não só possui uma infraestrutura que simula entrar dentro de uma estante gigante como está localizada dentro de uma antiga igreja dominicana que foi recuperada. Os espaços são amplos e altos e os livros seguem-se a perder de vista.
A livraria é relativamente conhecia a nível internacional e ainda há esperanças que Jan Dingemans, Administrador, consiga salvar a cadeia de dezasseis livrarias Selexyz, incluindo a Selexyz Dominicanen.
No entanto, o banco ABN Amro, que detêm parte da empresa, fez pressão para a saída "temporária" de Matthijs van der Lely, Chefe Executivo, e Menno van den Brande, Director Financeiro, e trouxe um grupo de administradores peritos em crise para ajudar a recuperar a cadeia de lojas.
As últimas notícias apontam contudo para uma possível venda da empresa à cadeia De Slegt. A De Slegt possuí mais de 26 alfarrabistas e lojas de livros em segunda mão na Holanda e na vizinha Bélgica, e poderá ser uma das soluções para manter a Selexyz Dominicanem aberta.
Considerada pela Bookstore Guide como o maior núcleo de livros em inglês para venda na Holanda, a Selexyz Dominicanen merece sem dúvida uma visita por parte de todos os que tiverem nas redondezas.

0 leitores reagiram:

Que pensam Encruzilhad@s?