Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

O Meu Blog é neutro em CO2, neutraliza o teu também!

Bom dia! 
Fomos contactadas recentemente pela Equipa Gesto Verde da Guiato sobre um projeto de promoção de práticas sustentáveis, através da colaboração de Blogs com a empresa, que se responsabilizará a plantar uma árvore por cada Blog que aderir à iniciativa.

Estas campanhas são sempre interessantes, e depois de uma rápida pesquisa pela Internet que confirmou a sua veracidade, decidimos aderir.

O que mais nos chamou a atenção no email foi a frase "E por conta disso gostaria de lhe contar uma coisa: Você sabia que um blog produz quase 3,6 kg de dióxido de carbono por ano?"


"De acordo com um estudo realizado pelo ambientalista e físico da Harvard University, Dr. Alexander Wissner-Gross, um internauta produz, em média, cerca de 0,02 gramas de CO2 por exibição de página.

Considerando que um blog geralmente recebe em torno de 15 000 visitas por mês, isso resulta em 3,6 kg de CO2 emitidos por ano. Este total é gerado principalmente pelo grande consumo de energia, devido à refrigeração necessária para o funcionamento de computadores e servidores.

Infelizmente não é possível saber quanto de CO2 uma arvore absorve exatamente. Pois isso vai depender da sua espécie, da sua exposição à luz, do tempo necessário para o seu crescimento, e de características locais, tais como o solo, recursos hídricos disponíveis e a latitude onde a árvore se encontra.

O que se pode dizer com certeza é que o plantio de uma árvore absorve uma média média de 5 kg de CO2 lançados na atmosfera por ano. Um blog normal emite anualmente cerca de 3,6 kg de CO2. Uma árvore é então capaz de neutralizar as emissões de CO2 de um blog. Já que uma árvore vive cerca de 50 anos, as emissões de CO2 do seu blog são totalmente neutralizadas durante este período."

 Ficámos realmente a pensar nessas implicações, e se pensarmos na eletricidade para fazer funcionar computadores e iluminação (porque sinceramente só temos tempo para escrever à noite), talvez não seja assim tão complicado de chegar a esse valor.

"É por isso que o Gesto Verde lançou o desafio inicial de plantar 500 árvores em prol da diminuição do impactado ambiental gerado pela sociedade e após conquistar a parceria de 500 sites/blogs o Gesto Verde lança um desafio ainda maior: plantar 1.000 árvores nativas no Brasil, e para isso precisamos da participação de 1.000 sites/blogs, sendo que cada post sobre a campanha é revertido em uma árvore plantada pelo IBF.Para participar são apenas 2 passos simples:
  1. Escrever um pequeno post no seu blog sobre o tema “Meu blog é neutro em carbono” e inserir uma chamada no final para outras pessoas participarem. A nossa sugestão de chamada é: “Meu Blog é neutro em CO2, neutralize o seu também. Saiba como.”
  2. Enviar um email para CO2neutro@guiato.com.br"
Nós acabámos de dar o nosso passo, fica a faltar o teu! Agora aguardamos fotografias das plantações de árvores para vos mostrar!

Comentários